Como na última terça-feira, segue-se o especial sobre a Copa das Confederações e hoje falo sobre a Atual Bicampeã Européia e Atual Campeã Mundial, líder do Ranking da FIFA: ESPANHA
A forte armada espanhola que conquistou títulos importantíssimos em sequência, chega ao Brasil nesse ano e provavelmente ano que vem, com forças de um Campeão do Mundo e não é Status, é Realidade. Hoje, a Espanha é uma das melhores seleções do mundo, embora hoje, na minha opinião não seja a mais forte de todas, porque Alemanha e Argentina cresceram muito e podem hoje encarar de igual para igual a Fúria.
Vale a pena lembrar que na última Eurocopa, a Espanha correu risco de ser eliminada na primeira fase pela Croácia que até jogou mais que a Campeã Mundial naquela partida, mas a técnica dos espanhóis (E catalães...) falou mais alto e a Espanha venceu a Croácia, passou de fase e foi campeã goleando sem dó, nem piedade a Itália.
Falemos agora dos jogadores que integram a FÚRIA!
José Mourinho não é o técnico da Seleção Espanhola, o que é importantíssimo para os espanhóis que tem Iker Casillas como ídolo, ou seja, na seleção ele não é reserva. Também pudera, no gol da seleção Casillas é unanimidade, é ídolo, capitão, e é titular absoluto.
Casillas: Goleiro, Ídolo e Capitão! |
Mas não é só de Iker que vive o gol da seleção, Pep Reina e Victor Valdés, são goleiros constantemente convocados e deverão ser os reservas do goleiro do Real Madrid. De Gea, goleiro que chegou com desconfiança no Manchester United, cresceu muito de produção nessa temporada e também é um nome que tem sido até chamado pelo técnico Vicente del Bosque.
De Gea. Jovem Goleiro dos Red Devil's foi muito bem nessa temporada. |
Nas laterais, temos nomes como Azpilicueta, do Chelsea, Arbeloa, do Real Madrid, Iraola, do Athletic Bilbao para o lado direito; Monreal, do Arsenal e Jordi Alba, do Barcelona, que foi muito bem na Eurocopa do ano passado, para o lado esquerdo. Arbeloa joga nas duas laterais e também pode atuar como zagueiro mas é o mais fraco tecnicamente entre todos estes. Muitos analistas e torcedores da Espanha não gostam muito dele, o que pode fazer com o que Azpilicueta e Iraola ganhem força para a lateral direita, na lateral esquerda, devem ser mesmo Alba e Monreau os convocados.
Iraola: Meu favorito a vaga de titular da Espanha. |
Jordi Alba: Após bela Eurocopa, foi para o Barcelona e é o novo titular da Lateral Esquerda. |
Entre os zagueiros, Sérgio Ramos e Piqué devem ser os titulares com Raúl Albiol como primeira opção, muito embora, Puyol seja realmente ídolo dos catalães e referência da Raça da Fúria, porém Carles tem sofrido muito com lesões, o que atrapalha para uma provável convocação, e isso abre mais uma vaga para algum outro defensor espanhol.
Piqué e Sérgio Ramos: Rivais em seus clubes, parceiros na seleção. |
No meio, temos nomes como Xabi Alonso do Real Madrid, Busquets, Xavi, Iniesta e Fábregas do Barcelona, Javi Martínez do Bayern de Munique, Santi Cazorla do Arsenal, Jesús Navas do Sevilla, Isco do Málaga, Javi García e David Silva do Manchester City, Juan Mata do Chelsea...
Pois é, podemos ou não dizer que a seleção da Espanha tem os melhores meio-campistas do mundo? Ou um dos melhores? Não é privilégio de muitas seleções poder montar um meio de campo com Busquets, Xavi, Iniesta e Fábregas e ainda deixar Mata, Silva, Cazorla, Alonso... todos no banco de reservas, e isso sem considerarmos Javi Martínez, que fez uma bela temporada de estréia no SUPER BAYERN, tendo o ápice as duas belíssimas partidas que realizou contra o Barcelona na semifinal da UCL.
Isco é o mais novinho entre todos esses GIGANTES, mas é um jovem talento muito promissor. Assim como Thiago Alcântara, reserva e provável sucessor de Xavi no Barcelona.
Busquets, Iniesta, Xavi e Xabi Alonso: Titulares de uma Seleção com um Meio de Campo NOTA 10! |
Com certeza, o grande destaque e grande Força desse time da Espanha é o meio campo com um toque de bola muito diferenciado de Xabi Alonso, Xavi e Iniesta. Embora todos saibam que neutralizá-los é necessário, saber que tem que fazer é fácil, porém fazer é difícil demais. Sem contar que, em critérios de habilidade, Juan Mata e David Silva, são as grandes armas que jogavam juntos no Valencia, mas hoje estão em clubes diferentes na Inglaterra.
Mata e Silva. Habilidosos e armas secretas da seleção da Espanha. |
Já no ataque, David Villa e Fernando Torres já foram unanimidades, mas as coisas mudaram. Torres está desprestigiado no Chelsea, sendo titular somente na Uefa Europa League já que o titular hoje é Demba Ba; David Villa não é titular no Barcelona, diferente do que acontecia no Valencia... Valencia que tem o seu concorrente a camisa 9 de seleção: Soldado é o artilheiro da equipe e compete com Llorente do Athletic Bilbao e com Negredo do Sevilla, embora Pedro, do Barcelona, seja constantemente convocado. Michu do Swansea City, tem feito muitos gols em seu clube e é cogitado, embora eu não acredite que esteja entre os convocados, mas não seria nenhum absurdo, já que tem sido mais decisivo do que Villa e Torres, mesmo com menor nome e menor grife.
Villa e Torres: Antes unanimidades, hoje correm risco de ficar de fora. |
Llorente e Soldado. Maiores candidatos hoje a centroavante da Espanha. |
Michu. Destague do Swansea pode ser a surpresa entre os 23. |
Mesmo com os problemas financeiros que abalam a Espanha atualmente, a sua seleção também pode chegar enfraquecida pelos desempenhos esmagados de Real e Barcelona nessa temporada, principalmente pela vexatória eliminação do Barça. Porém, é a Favorita além do Brasil para conquistar a 'Competição Teste' para a Copa do Mundo do ano que vem, tendo Iniesta como o seu maior craque.
A ESPANHA QUER CONTINUAR SENDO A FÚRIA!
Vicent Del Bosque: Técnico da Espanha. |
Na Copa das Confederações, a Espanha estréia dia 16 de Junho contra o Uruguai em Recife, na Arena Pernambuco, depois dia 20 de Junho joga no Maracanã contra o Taiti, para encerrar sua participação na primeira fase contra a Nigéria, dia 23 de Junho, em Fortaleza, no Novo Castelão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário