segunda-feira, 12 de maio de 2014

Palhaços da informação



Fala galera! Salve salve famintos por bola!

Confesso que algumas coisas tem cansado no jornalismo esportivo brasileiro. Coisas como muita comédia, ao invés da informação, o excesso de amadorismo que coloca em dúvida até mesmo o pseudo diploma.

Não de jornalismo, mas o diploma de Palhaço da Informação.


Ora, quem é, ou quem são os palhaços da informação?

São aqueles que trocam a informação séria, pela especulação inventada dentro de sua mente insana, que só serve para gerar o ridículo. Ao invés de estar num picadeiro, animando a criançada e colocando a fantasia peculiar, vivem ocupando as grandes mídias e tirando o lugar de quem faz um trabalho sério, de quem verdadeiramente deveria ocupar esse lugar.

Não, não falo como frustrado ou invejoso. Falo como um sonhador, quem sonha com essa profissão tão linda chamada JORNALISMO, optando pelo setor esportivo por conta da paixão que tem pelo futebol, e pelos outros demais esportes. Sendo assim, fico extremamente indignado com a total bagunça atual, quando a verdadeira informação tem que ser selecionado, pela fonte certeira e confiável, já que existem muitos patetas especulando e especulando, ao invés de fazer um trabalho sério.

Brincar com a notícia, é mentir. Mentir, até onde eu sei, causa irritação e perda de credibilidade. Então a mentira hoje é levada em consideração como piada. Afinal de contas, nunca sabemos quando o Ronaldo estará trazendo o Seedorf para o Corinthians...

(Com todo o respeito aos corintianos)

Outra coisa que me irrita profundamente no jornalismo esportivo é a falta de confiança nos pequenos. Sendo que muitos blogueiros fazem um trabalho sério, pesquisando a fundo e, muitas vezes, com fontes confiáveis. Mas pela falta de bagagem e o tamanho de começo, fazem com que muitos esperem a notícia sair nos sites maiores. Não critico, acho válido pela escassez de credibilidade atual, mas custa confiar nos trabalhos alternativos, de quem apenas busca uma oportunidade de crescer e desempenhar um trabalho sério e agradável.

Sinceramente sinto falta de quando abria os jornais, quando era mais novo, e realmente poderia confiar nos jornalistas que lá escreviam. Atualmente não dá pra ter mais confiança em "Olhar o Lance!"

Sensacionalismo, comédia e amadorismo, são só alguns problemas. Sim, apenas alguns! O desespero em querer dar o furo, crescer às custas do outro e bancar o pateta... Realmente, o jornalismo esportivo está doente e não é de hoje!

São poucos os sérios. O jornalismo esportivo transformou-se num picadeiro, dominado pelos Bozos da Informação ™.

2 comentários:

  1. Mais uma vez genial com as palavras! Seguinte, esse amadorismo que você tanto fala tem diversas causas. Entre elas o avanço da tecnologia. Antes, como vc msm disse, quando o impresso dominava a comunicação e detinha credibilidade, com a falta da internet e do telefone os jornalistas eram obrigados e levantarem a bunda da cadeira da redação e ir apurar a informação, eles tinham que ir direto na fonte e não disse-que-me-disse que temos hoje. Por conta dessa facilidade tecnológica, os jornalistas se tornaram. estão se tornando preguiçosos, logo, sem compromisso nenhum com a informação. É como uma professora minha diz, uma mentira publicada é uma mentira pública. Com os recursos de hoje uma falsa notícia pode muito bem ser apagada, mas antes disso ela terá alcançado pessoas e os efeitos dessa mentira sobre tais pode ser mortal (vide o caso da mulher de Guarujá). Além disso, com essa modernização da informação, as relações ganharam velocidade recorde. Hoje, as coisas acontecem e são difundidas muito rapidamente e na ânsia por um furo, acabam divulgando pra depois apurar. Não percebem que ser o segundo, ou terceiro a divulgar notícias pode dar muito mais credibilidade do que um furo falso.

    Bom, faço das suas palavras as minhas. Jornalismo e jornalista perderam a credibilidade que possuíam nos anos 80, onde a população os respeitava mais até do que as instituições do Estado. Bom, é isso, FH. Parabéns pelo texto e bora agilizar esses estudos aí e fazer renascer o jornalismo com responsabilidade e profissionalismo.

    ResponderExcluir
  2. Grande texto como sempre. Isso é uma de minhas lutas também, em relação especificamente ao Corinthians, citado nominalmente, a gente tem de ter muito cuidado, dizer que não houveram conversas por que elas não se concretizaram caí em erro. Duas conversas ridicularizadas por muita gente realmente ocorreram por via de Ronaldo (Seedorf e Zidane), mas não tiveram andamento e não foi manchete DISTO que está na foto que de Jornalista não tem nada.


    Eu acompanho muito o E+I, sou fã declarado do modo com que eles fazem Jornalismo, e quem os acompanha sabe o time que cada um torce e isso não influencia a análise, acho bobagem essa de que Jornalista não tem time, 98% dos Jornalistas tem time, o que não pode é isso influenciar a análise. E penso que no E+I é o que acontece, diferentemente da TV Bandeirantes.

    ResponderExcluir