Sem a saudação inicial costumeira, porque o sentimento geral é de luto.
Luto, porque as lágrimas que correram pelos rostos dos brasileiros nessa tarde de terça-feira, 8 de Julho de 2014, foram cruéis, a ponto de crianças, jovens, homens e mulheres, desabarem no Mineirão... E fora dele, nas casas que certamente estão vivendo um clima de total depressão e angústia.
O que mais me dói não é rever os gols alemães, que são frutos do verdadeiro futebol. Sabe aquele que vemos por vídeos das Copas de 1958 e 1970? Pois é, para surpreender e doer mais ainda, esses caras aprenderam conosco. Somos a escola desses caras... Escola que hoje está sucateada, maltratada e abandonada, e é isso que causa uma dor imensurável.
Embora abandonada, é habitada por fantasmas que ainda não foram avisados que foram a óbito. Aliás, as coisas tendem a piorar, porque o próximo presidente desse vírus maléfico nomeado como Confederação Brasileira de Futebol, é uma continuação do que vem sendo toda a corrupção, todo o amadorismo e que vem matando aos poucos, como um câncer: Impiedoso e cruel!
O futebol venceu de lambuja, goleou, massacrou e passou o trator em cima do oba-oba pífio e que sempre ocorre Copa após Copa... Seja em Weggis, ou na Granja Comary, e que bom que a vitória foi do verdadeiro futebol, da seleção que melhor se prepara para disputar a Copa do Mundo e chegar a final com todos os méritos possíveis. Que bom que a vitória foi do futebol bem articulado, bem trabalhado e de quem tem noção da dimensão do que é uma Copa do Mundo.
A seleção alemã está fazendo uma preparação exemplar e ainda curte o país, contrariando a imagem que muitos brasileiros possuem dos alemães, de serem carrancudos e antipáticos, esbanjando simpatia por onde passam.
Mas a pergunta que não quer calar... E AGORA? O QUE FAZER?
Precisamos começar do ZERO. Reestruturar tudo, "de cabo a rabo". Começando pela raiz, base, começo de tudo. Desde categoria de base dos clubes, até a organização e profissionalização na formação de treinadores. Ora bolas, não somos mais os melhores e isso faz tempo, é preciso ter humildade para aprender e reciclar com o mundo do futebol que é atualizado e melhorado a cada temporada.
Haja visto, o Bayern de Munique na penúltima temporada destronou o Barcelona. Na temporada seguinte, veio o Real Madrid e o derrubou.
Torcedora desesperada após o quarto gol alemão. |
Outra coisa que precisa mudar é algo que me irrita profundamente:
POR QUÊ diabos A REDE GLOBO TEM TOTAL LIBERDADE DENTRO DA SELEÇÃO BRASILEIRA?
Ora, a seleção é do Brasil ou da maléfica união CBF/GLOBO?
É apresentador descendo de helicóptero no meio do treino, é ex-jogador tendo liberdade para conversar com todos os jogadores (principalmente Neymar, o mais exposto) dentro da Granja Comary, sem contar as exclusivas, exclusivas, exclusivas... Pra que tanta exclusiva? Estatizar a seleção para apenas um veículo de comunicação?
EXISTE ALGO MAIS CONSTRANGEDOR DO QUE JOGADORES DA SELEÇÃO BRASILEIRA, NO MEIO DE UMA COPA DO MUNDO, PARTICIPAREM AO VIVO DO ESQUENTA??
A preparação da Seleção Brasileira para a Copa foi simplesmente PÍFIA, contra uma seleção alemã que leva a competição da maneira mais profissional e correta possível. Pode até perder a final para Argentina ou Holanda, mas fica a lição, o legado do que dá certo e que começou, em 2002, 12 anos atrás, quando perderam a final do Mundial daquele ano, para o Brasil.
Ano passado escrevi esperançoso e feliz sobre o título da Copa das Confederações... Pobre ilusão daquela tarde de Brasil x Espanha. Ilusão que foi achincalhada pela humilhação ocorrida em Belo Horizonte.
Embora, essa tragédia não chegue aos pés da tragédia ocorrida na última semana, com a queda de um viaduto próximo a Pampulha. Ambos, de mal planejamento e amadorismo na hora da construção de um projeto e que podem proporcionar um merecido descanso ao injustiçado Moacir Barbosa Nascimento.
Descanse em paz, Barbosa!
Uau! Falou tudo! Triste demais...
ResponderExcluirConcordo com tudo, mas o que me chateia é que ninguém escrevia essa coisas ANTES do jogo de ontem!!! Porque nenhum jornalista tinha a CORAGEM de dizer esse "oba-oba" era pífio? Que a seleção brasileira não tinha qualidade técnica nenhuma para ganhar uma Copa? Que faltam craques e até ótimos jogadores no atual futebol brasileiro?
ResponderExcluirEu falo isso há MESES, e os Pachecos todos me chamavam de maluco. Então, quando perde, todo mundo vem falar isso?!?!?!
Mas esperem a nova Copa, para ver se todos esses caras não vão dizer de novo que a seleção brasileira é forte, que um monte de jogadores medíocres são "craques", e que vamos ser hexas!! É uma vergonha isso, cansei de gente que não entende nada de futebol, só quer se alimentar na euforia do povo e é engenheiro de "obra pronta", porque só sabe analisar depois que acontece!
Muito boa e inteligente análise, parabéns !
ResponderExcluir