Concluída a fase de grupos da UEFA Champions League, com surpresas positivas como o Monaco e Basel e decepções como Liverpool, Roma e Galatasaray. Hoje foram definidos os confrontos do mata-mata, na fase de Oitavas de final.
Com destaque para a repetição de confrontos que aconteceram na última edição da maior competição interclubes do planeta: (Barcelona v Manchester City - Oitavas / Chelsea v PSG - Quartas / Real Madrid v Schalke 04 - Oitavas).
Além de Borussia Dortmund v Juventus que fizeram a final da UCL 1996/97, com vitória aurinegra por 3-1, com 2 gols de Karl-Heinz Riedle. (Quem jogou Elifoot conhece bem o "poder de fogo" desse ex-atacante alemão).
A análise completa do SF você confere agora:
Repetindo o duelo da temporada passada mas dessa vez nas Oitavas, PSG e Chelsea vivem momentos um pouco diferente em seus cenários nacionais. O francês que possui o principal elenco da Ligue 1 assiste o Olympique de Marseille de "El loco" Bielsa começar muito bem a temporada e na ponta da tabela, mesmo com o time de Ibrahimovic, Cavani, Lucas & Cia vencendo o confronto direto entre as duas equipes.
Já os Blues de Stamford Bridge lideram a Premier League com uma campanha que contém apenas uma derrota e três empates. É bem verdade que o momento já foi melhor para os comandados de José Mourinho, já que a derrota para o Newcastle na semana passada deu fim a invencibilidade de 23 jogos.
Na Champions, ainda existe invencibilidade: 6J 4v e 2e; Já o time da capital francesa teve uma campanha levemente inferior: 6J 4v 1e 1d.
Na minha opinião, esse é o confronto mais equilibrado das Oitavas de final. Com elencos milionários e que se equivalem tecnicamente e que já se conhecem devido ao confronto da última temporada que foi definido no final do cotejo realizado na capital inglesa, ao favor do Chelsea.
O bom desempenho de Mourinho em mata-mata's e a regularidade de Hazard, Fábregas, Diego Costa, Courtois & Cia podem dar uma leve e mínima vantagem para o time de Londres, porém nunca é bom deixar em desvantagem um time que tem Zlatan Ibrahimovic em seu ataque.
Demba Ba e Samuel Eto'o não estão mais no Chelsea, mas foram decisivos para a classificação dos Blues contra o PSG nas Quartas de final da última UCL. |
Outros dois times que também se enfrentaram na última UCL, Manchester City e Barcelona colocam frente a frente dois dos principais jogadores argentinos da atualidade: Lionel Messi v Sergio Kun Aguero.
Falar de Messi é meio que redundante e certamente já vimos o camisa 10 do time catalão em melhores momentos, mas ele ainda é o cara determinante e decisivo para levar o Barça de volta ao topo da Europa.
Sem esquecer que Messi assumiu a artilharia histórica da Champions, com 75 gols e ultrapassando o espanhol Raúl, grande ídolo do Real Madrid. Além disso, também é o maior artilheiro da liga espanhola, com 253 gols. Gênio.
Além dele, Neymar, que faz uma ótima temporada e a recente contratação Luis Suárez, formam um trio ofensivo que juntos contabilizam 13 gols nessa edição da UEFA Champions League: (Messi - 8 gols / Neymar - 3 gols / Suárez - 2 gols).
Na Liga BBVA, o Barcelona é o vice-líder com 35 pontos, 4 atrás do líder e maior rival Real Madrid. O triunfo sobre o PSG por 3-1 na sexta rodada do grupo F que garantiu a liderança da chave para a equipe catalã foi a primeira vitória "GRANDE" dos comandados de Luis Enrique na temporada. Serão necessárias outras para avançar até a final em Berlim.
Já o time azul da cidade de Manchester, classificou-se para as Oitavas na última rodada e de forma heroica. Dado como praticamente eliminado no Grupo E com apenas 2 pontos em 4 jogos, venceu o Bayern de Munique em casa com uma atuação impecável de Aguero e bateu a Roma, no estádio Olímpico, por 2-0 e contou com um salvador gol do CSKA Moscou, na Rússia, quando enfrentou a equipe italiana.
Se o trio sul-americano do Barça contabiliza 13 gols até aqui na UCL, Aguero sozinho tem 19 gols somando Premier League e o torneio europeu, fazendo uma temporada irrepreensível, carregando os Citizens nas costas e levando até a vice-liderança do campeonato inglês, 3 pontos atrás do líder Chelsea.
Claro que não só de Aguero vive o City. Contra a Roma, por exemplo, o argentino não atuou e a equipe conseguiu a vitória que precisava para avançar às oitavas. Kompany, YAYA Touré, David Silva e Jesús Navas são outros craques que também podem decidir a favor dos ingleses, que nessa temporada tem um diferencial: A experiência e a categoria diferenciada de Frank Lampard, que talvez fique até o fim da atual temporada.
Na última temporada, Messi venceu o duelo sobre o compatriota Aguero. Quem vence o duelo dessa vez? Revanche do camisa 16 dos citizens ou mais um triunfo do lendário 10 do Barça? |
O atual vice-campeão europeu e campeão espanhol quer mostrar que a campanha na última UCL não foi um mero acaso. Após uma campanha tranquila na fase de grupos, sendo campeão do Grupo A que contava com Juventus, Olympiakos e Malmö, de forma invicta.
Sem Courtois, Filipe Luís e Diego Costa, todos importantíssimos na histórica temporada 2013/14, os colchoneros ainda contam com peças fundamentais como a ótima dupla de zaga Miranda/Godín e os meias Koke e Arda Turan. Sem contar que contratou o bom centroavante croata Mario Mandzukic, campeão da UCL na temporada retrasada com o Bayern de Munique.
Na atual temporada, ocupa a terceira posição no campeonato espanhol e já conquistaram o título da Supercopa da Espanha. Chegar mais uma vez na final da Champions é um sonho. Viável? Se depender da raça dos comandados de Simeone e da fanática torcida, sim.
Só que do outro lado tem os alemães do Bayer Leverkusen, que ocupam a terceira posição na Bundesliga e se classificaram em segundo no Grupo C, que teve o Monaco como "campeão".
Dito por muitos como o adversário menos temido para um campeão de chave enfrentar, o Leverkusen entra como um franco atirador, sem peso ou muita responsabilidade nessa fase de oitavas de final. Parou justamente nessa fase na última temporada, sendo derrotado de forma brutal pelo PSG de Ibrahimovic: 1-4 em plena BayArena e 1-2 em Paris.
Até que o time não é ruim no papel... O goleiro Bernd Leno, o meia-atacante turco Hakan Çalhanoglu e os atacantes Heung-Min-Son (sul-coreano) e Stefan Kiessling são os destaques individuais e as esperanças para fazer o time rubro-negro surpreender na Champions. Porém, resta saber se para eliminar a principal surpresa da última temporada, será o bastante ou muito pouco.
Pela lógica, Atleti classifica.
O craque turco Arda Turan foi decisivo e ajudou o Atleti a eliminar o Chelsea na semifinal da última UCL. Será que mais uma vez veremos o time colchonero entre os 4 melhores da Europa? |
Repetindo a grande final da UEFA Champions League da temporada 1996/97, Juventus e Borussia Dortmund vivem momentos completamente opostos. La Vecchia Signora lidera o Calcio, é o atual tricampeão e nada indica que há alguém que tire o tetracampeonato do time de Turim. Na Champions entretanto, sofreu para avançar no Grupo A em segundo, após um início complicado e muito aquém do esperado.
O técnico Massimiliano Allegri escala Vidal, Marchisio, Pogba e Pirlo juntos no meio de campo. São os principais jogadores de uma Juventus que busca mudar a história do futebol italiano a nível europeu. Só ela realmente pode, já que nada de braçada na Itália, sem adversários a sua altura.
Já o BVB vem numa draga desgraçada na Bundesliga, onde ocupa a 16ª posição, na zona de rebaixamento. Algo inusitado, inesperado e estranho, se olharmos as últimas temporadas do time aurinegro tanto a nível nacional, quanto a nível europeu.
Seus principais jogadores vivem uma relação de completa paixão com o departamento médico: Gundogan, Hummels, Subotic, Marco Reus. Além disso, Adrian Ramos e Ciro Immobile não estão rendendo o esperado no comando ofensivo, deixando a torcida com muitas saudades do polonês Robert Lewandowski, que hoje joga no rival Bayern.
Já na UCL, a campanha foi sólida e tranquila. Classificou-se em 1º com 13 pontos no grupo D. O motivo para uma inversão de valores tão meteórica entre liga nacional e a competição europeia, ninguém explica.
O que eu vejo é um confronto bastante equilibrado entre as duas equipes. A consistência do time italiano com uma defesa sólida, um meio de campo técnico e de forte pegada e a fera Carlos Tevez no ataque pode dar à Vecchia Signora uma leve vantagem, porém Reus tem qualidade para fazer o Borussia subir de nível. Resta saber se as condições físicas do jogador, serão ideais para realizar tal feito.
Na temporada 1996/97, o BVB superou a Juve na grande final em Munique. |
Também fazendo um outro repeteco de confrontos da última UCL, o atual campeão Real Madrid busca "la undecima" e está numa sequência de 20 vitórias consecutivas somando Campeonato espanhol, Copa do Rei e Liga dos Campeões.
O trio BBC (Benzema, Bale e Cristiano Ronaldo) perdeu a companhia de Di Maria e Xabi Alonso, atualmente no Manchester United e Bayern, respectivamente. Entretanto, chegaram Toni Kroos e James Rodríguez que encaixaram muito bem no esquema do italiano Carlo Ancelotti.
Resta lembrar que na última temporada, o Real Madrid estraçalhou os azuis de Gelsenkirchen jogando na Alemanha: 6-1, com um verdadeiro show do trio ofensivo merengue.
Líder no espanhol, 100% na fase de grupos da Champions e há 20 partidas imbatível. Sinceramente alguém acredita que o Schalke pode surpreender?
Em 6º na Bundesliga e classificado na bacia das almas no Grupo G com uma vitória por 1-0 contra o Maribor, na Eslovênia. Surpreender o atual campeão europeu é uma tarefa difícil, beirando o impossível, mas o empate conquistado em Stamford Bridge contra o Chelsea na 1ª rodada da fase de grupos é algo que motiva e muito. Porém, considerando que o time merengue está a frente dos ingleses, conseguir avançar às quartas será algo para entrar na história como uma das maiores zebras da UEFA Champions League.
Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo protagonizaram um show em Gelsenkirchen: 6-1, inapeláveis pela oitavas de final da última UCL. |
Nada diferente no time bávaro: Líder incontestável na Bundesliga e invicto, campeão de seu grupo na UCL de forma tranquila e favorito ao título europeu. A segunda temporada de Pep Guardiola na Alemanha tem sido calma, serena, sem nenhum grande time a desafiá-lo.
Na Bundesliga, o Borussia Dortmund está na zona de rebaixamento. A única derrota na fase de grupos foi para o Manchester City, no Etihad Stadium, quando a liderança da chave já era certa.
Até onde pode ir o Bayern nessa temporada? Ribéry, Robben, Lewandowski, Xabi Alonso, Thomas Muller, Boateng, Lahm, Alaba e o indicado ao prêmio de Bola de Ouro FIFA, o arqueiro Manuel Neuer. Pará-lo e superá-lo é para poucos.
O adversário nas oitavas de final é o ucraniano/brasileiro Shakhtar Donetsk. Recheado de brasucas do meio pra frente e com o artilheiro da UCL até aqui, o brasileiro Luiz Adriano com 9 gols. Segundo colocado no Grupo H, chega sem a força de outras temporadas quando tinha o meia Willian em seu elenco como um dos principais jogadores, hoje no Chelsea.
Será um confronto inédito entre os dois times que entram de maneira bem diferente para esse duelo. O alemão como favorito ao título da competição e o ucraniano, entrando como franco atirador e sem responsabilidades. Talvez a leveza seja algo favorável ao time de Fred, Douglas Costa & cia, porém tantos assim entraram contra o Bayern e saíram com o mesmo resultado: Perderam.
Bayern é o favoritaço no duelo, mas longe de ser classificadaço aço aço por antecipação.
O Bayern foi até a semifinal na última UCL. Será que chegam novamente entre os quatro finalistas? |
Será que podemos afirmar que o Arsenal saiu da zica? Após várias temporadas enfrentando Barcelona, Bayern de Munique e os principais times da Europa logo nas oitavas e sendo sequencialmente eliminado nessa fase da Liga dos Campeões. Dessa vez, o adversário é o surpreendente Monaco, que perdeu o investimento bilionário da última temporada, Falcao Garcia e James Rodríguez.
Mesmo assim, o time do principado ainda conseguiu realizar uma boa campanha, liderando o grupo C marcando apenas 4 gols, porém sofrendo apenas 1 em seis jogos.
Talvez o segredo do Monaco seja realmente a defesa segura e consistente, contando com o lateral-direito brasileiro Fabinho, constantemente convocado por Alexandre Gallo para a seleção de base. Além disso, Toulalan e Bakayoko formam uma dupla de volantes muito sólida e considerando que Berbatov é o camisa 9 do time... O Monaco é encardido, chato e será difícil enfrentá-lo.
Se um time garante-se na defesa, o Arsenal garante-se no ataque, ora pois. Com 15 gols em 6 jogos, realidade completamente diferente do adversário francês, os Gunners contam com a velocidade e a habilidade do chileno Aléxis Sánchez, em grande fase no time londrino com 9 gols na Premier League e outros três na Champions.
A vida na Premier League não tem sido simples. 6ª posição e muitas críticas ao técnico Arsene Wenger, que retorna à Monaco, onde foi treinador entre 1987 e 1995, seu último trabalho na França.
Espero que o Arsenal se imponha com o seu futebol ofensivo, de velocidade e muita transição com Aléxis/Ramsey/Giroud(Wellbeck). Sem esquecer dele, Podolski, o mais brasileiro dos alemães, que já balançou as redes por três vezes nessa Champions.
Embora o Monaco seja uma grata surpresa, com uma defesa muito sólida, acredito que dê Arsenal nas quartas.
Será que o Monaco surpreenderá novamente e chegará a final da UEFA Champions League, assim como na temporada 2003/04? Solidez defensiva é a principal arma. |
Finalizando os confrontos, falemos do confronto de francos atiradores, o novamente surpreendente Basel e o tradicional Porto.
Líder do grupo H, o Porto tem bons valores individuais, como o mexicano Héctor Miguel Herrera, o colombiano Jackson Martinez e o argelino Yacine Brahimi; Além dos brasileiros Danilo, Alex Sandro, Casemiro, Maicon, Otavinho (ex-Inter), Kelvin, Fabiano, Hélton e Evandro.
Considerando que os Dragões poderiam enfrentar adversários mais complicados, é totalmente viável a classificação para a próxima fase. Um bom ataque, com boa troca de passes e jogadores que podem decidir com seu talento. Só que o adversário é complicado, encardido, enjoado.
O Basel tem uma defesa compacta e um ataque veloz, que não foi páreo para o Real Madrid, mas complicou muito a vida do Liverpool. Destaque para o veterano atacante Marco Streller, com 5 gols na temporada.
Talvez seja o confronto de maior equilíbrio, mas "por baixo", com times que não colocamos no primeiro escalão de favoritos ao título da Champions. Porém, já tivemos surpresas nas últimas edições. Será que Porto e Basel serão mais uma?
O "terror dos ingleses" eliminou o Liverpool na fase de grupos e quer voar mais alto no mata-mata. Será que veremos o Basel entre os oito melhores? |
E aí? Quem avança para a próxima fase da UCL? Comente, compartilhe, curta. Estão todos no caminho e na corrida para Berlim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário