Numa temporada em que foi superior em todos os sentidos, o Barcelona fez um primeiro turno praticamente perfeito, tendo sofrido sua primeira derrota no campeonato apenas no segundo-turno para a Real Sociedad, mas em nenhum momento pôs em dúvida que seria campeão espanhol, Real Madrid e Atlético de Madrid não demonstravam que tirariam o pão da boca do Barça, e assim foi. Com três rodadas de antecipação o título se confirmou de vez.
Mesmo após ter sido varrido das semifinais da Uefa Champions League pelo Bayern de Munique, a equipe catalã sagrou-se campeã com 10 pontos de vantagem sobre o maior rival de Madrid, algo que não pode ser deixado de lado pois os merengues foram os campeões na temporada passada, e sempre tem um gostinho especial nessa disputa entre os dois esse tipo de vantagem, que chega a ser esmagadora se levarmos em consideração que existe um campeonato particular entre Real e Barça.
Vale destacar o feito histórico de Lionel Messi: 21 Rodadas seguidas com gol do argentino, um recorde absoluto na liga, ao todo, foram 46 gols em 31 atuações no campeonato. Média de 1,48 gols p/ partida... Falcao García e Cristiano Ronaldo fizeram gols pra burro, mas não foram capazes de sequer chegar perto do argentino que esteve implacável.
Xavi e Iniesta mais uma vez foram destaque. O primeiro fez 5 gols e deu 4 assistências no campeonato até o jogo de ontem, já Andrés, marcou apenas 2 gols, mas deu 11 assistências, sendo assim o líder de assistências do Barça na Liga Espanhola.
Realmente, os dois são importantíssimos, a engrenagem desse time que é, sem dúvida nenhuma, um dos maiores da história do Futebol, mesmo que esteja em decadência, mas ainda é um Grande Time.
Iniesta. Líder de Assistências do Barça na Liga das Estrelas. |
Xavi. Definitivamente o Líder do Meio-Campo do Barça. |
Para a próxima temporada, fica a pergunta: Neymar vem aí? David Luiz... Thiago Silva... Hummels???
Uma coisa é certa, coisas mudarão no Barça. Não uma reformulação completa, mas reforços chegarão e principalmente na defesa, que mostrou ser frágil pelo alto durante toda a temporada e, claro, na trágica eliminação para o Bayern.
Vale a pena destacar mais dois personagens desse título do Barça: TITO VILANOVA e ERIC ABIDAL.
Vilanova e Abidal: Exemplos de Superação no Barça. |
Os dois tiveram problemas graves de saúde. Vilanova ainda se recupera de um câncer, passou boa parte da temporada fazendo tratamento nos Estados Unidos, enquanto o lateral-esquerdo francês enfrentou mais um tumor no coração e se recuperou de forma fantástica, voltando ao campo de jogo durante esse temporada.
Sensacional!
PARABÉNS AO BARCELONA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário