Para continuarmos falando sobre a Copa das Confederações, como nas duas últimas terças-feiras, falo hoje sobre o Uruguai, a Celeste Olímpica, que por ter vencido a Copa América em 2011, disputará o torneio preparatório para a Copa do Mundo como representante da América do Sul.
Além é claro do Brasil, País Sede.
O 4ºLugar na Copa do Mundo na África do Sul e o título da Copa América parecem que foram em um passado distante, mas foram há 2 e 3 anos. Hoje o Uruguai estaria classificado para a Repescagem da Copa do Mundo, não tendo assim a sua participação na competição aqui no Brasil ano que vem.
O trio que fez tanto sucesso em 2010 - Cavani, Luis Suárez e Forlán - estão em ótima fase nos seus clubes: Cavani, no Napoli; Suárez no Liverpool e Forlán no Internacional, os dois primeiros provavelmente irão mudar de clube para a próxima temporada já que o interesse é forte nos dois. Cavani fez mais uma boa temporada no Calcio, Suárez, embora polêmico, meio descontrolado, fez os seus gols e foi um dos melhores jogadores na Terra da Rainha.
Forlán, eleito o melhor jogador da última Copa, esteve em baixa no Colorado, mas agora, com a chegada do técnico Dunga, Forlán voltou a jogar bem e a fazer gols, sendo o artilheiro do Inter no ano.
Trio de Ouro do Uruguai: Cavani, Forlán e Suárez brilharam na África do Sul! |
Se no ataque a Celeste é bem servida, contando com talentosos jogadores, em outras posições também há, mas não de uma forma tão forte como no trio de atacantes, comecemos pelo Gol.
Fernando Muslera, do Galatasaray, era símbolo de desconfiança. Tanto na Lazio, quanto na seleção, Muslera era alvo da desconfiança de todos os torcedores, mas sua sorte iria mudar quando ele se transferiu para o Galatasaray, onde vive a melhor fase de sua carreira, estando em ótima forma. O argentino naturalizado Uruguaio foi bem na Champions e no Campeonato Nacional, ajudando a equipe a chegar entre os 8 finalistas da Competição Continental e a conquistar o título de seu país.
Se temos que destacar um jogo, que se destaque a partida de volta nas Oitavas de Final contra o Schalke 04, na Alemanha, Muslera fez um partidasso.
Muslera: Vivendo ótimo momento no Galatasaray. |
Seu reserva é Martín Silva, que joga no Olímpia do Paraguai que está nas Quartas de Final da Taça Libertadores da América e também vive boa fase. O veterano Munúa, do Levante e o experiente Muñoz, do Libertad, disputam a última vaga entre os Guarda-Redes.
Nas laterais, Maxi Pereira, do Benfica, é o titular incontestável da posição já que Fucile, titular na Copa, foi muito mal nas últimas temporadas, inclusive passando pelo departamento médico do Santos mais tempo do que no gramado da Vila Belmiro.
No flanco esquerdo, Álvaro Pereira, da Internazionale e Alejandro Silva, ambidestro que atua no Olímpia, disputam a posição mas com vantagem para o lateral que atua na Itália, sempre muito ofensivo.
Máxi e Álvaro Pereira são os laterais do Uruguai. |
Na zaga, há Lugano em má forma, Godín em boa fase no Atlético de Madrid, o jovem Coates que atua no Liverpool e Matías Aguirregaray, que joga no Peñarol e que costuma ser convocado pelo técnico Óscar Tabárez. O veteraníssimo Andrés Scotti, que joga pelo Nacional, foi convocado para os duelos contra Paraguai e Chile em Março desse ano.
Mas o melhor zagueiro uruguaio hoje em atividade é Martín Cáceres, que joga na Juventus. Titular absoluto hoje na seleção e com a queda de produção do ídolo são paulino Diego Lugano, Cáceres e Coates podem fazer uma dupla de zaga totalmente reformulada da tradicional e veterana Scotti e Lugano, sem esquecer de Godín, com mais experiência do que Coates, e que vive bom momento no Atlético de Madrid, jogando ao lado do brasileiro Miranda.
Godín tem jogado bem no Atlético de Madrid. |
Cáceres: O melhor zagueiro Uruguaio em Atividade. |
No meio de campo, Álvaro González, Diego Pérez e Lodeiro são os titulares, com destaque para o bom meia do Botafogo, que pelas boas atuações no alvinegro carioca, deixou a reserva e passou a ser titular na Celeste Olímpica. Arévalo Ríos, Ex-Botafogo e hoje no Palermo, Gargano, da Internazionale e Eguren, do Libertad, são as opções para volantes; Gastón Ramírez, do Southampton e Álvaro Fernández, do Al-Rayyan do Catar, são as opções para meias ofensivos.
Lodeiro tem sido destaque do meio de campo da Celeste. |
Fora o trio de ataque que citei acima, de Suárez, Cavani e Forlán, Cristian Rodríguez, do Atlético de Madrid, tem jogado muito bem e entrou no lugar do Craque da Copa do Mundo na África. Sebastián Fernández, do Málaga da Espanha deve ser o outro convocado pelo treinador para a disputa da Copa das Confederações.
Cristian Rodríguez colocou o Ídolo Forlán na reserva. |
O Uruguai estréia dia 16/06 na Arena Pernambuco contra a Espanha, depois vai até Salvador, enfrentar a Nigéria na Fonte Nova dia 20/06, e termina sua participação na primeira fase contra o Taiti, dia 23, atuando novamente na Arena Pernambuco.
Óscar Tabárez: Técnico da Seleção Uruguaia. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário