quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Tradição Ponte Pretana! 113 anos da Veterana Macaca de Campinas



Continuando com os post's especiais sobre os times que fizeram aniversário nesses dias, depois de falarmos sobre a Portuguesa, falemos da Associação Atlética Ponte Preta, que completou 113 anos de história no último Domingo, com direito a vitória sobre o Criciúma pelo Campeonato Brasileiro.



A mais antiga agremiação do Estado de São Paulo chegou aos 113 anos de vida sem nenhum título de grande expressão conquistado, mas com muita história legal, de um dos times mais tradicionais do futebol paulista.

O surgimento é diretamente ligado a história de Campinas, ao crescimento da cidade. 

Em 1870, deu-se início à construção da ferrovia paulista, indo de Jundiaí a Campinas e a instalação desses trilhos fez com que uma ponte fosse construída, e de madeira que com o tempo ficou enegrecida e assim, fez com que a região em torno da ponte fosse denominada de Bairro da Ponte Preta, em 1872.

Em 1900, surgiu a Associação Atlética Ponte Preta, graças aos alunos do colégio Culto à Ciência, que praticavam futebol no bairro da Ponte Preta, batizando o time com o nome do bairro que viviam e se reuniam para jogarem bola, sendo portanto o mais antigo clube do estado de São Paulo.

Apesar dos muitos e muitos anos de vida, de ser um time mais do que centenário, a Ponte Preta nunca foi campeã brasileira, ou campeã paulista, diferente de seu maior rival, Guarani, com a qual faz o 'Derbi Campineiro' uma das maiores rivalidades do estado.

Mas falemos de mais algumas coisas da história da Veterana macaca de Campinas!

  • Grandes Ídolos!

A Ponte já revelou muitos jogadores bons para o futebol brasileiro e também já teve em seu Majestoso campo, excelentes jogadores com a camisa alvinegra.
Vamos a um 'Top-5' desses grandes ídolos da Veterana:


1) Dicá

Baixinho, veloz, habilidoso e um extraordinário cobrador de faltas! Com 154 gols marcados com a camisa da Macaca, Dicá é considerado o maior ídolo da história do clube, conquistando o acesso a 1ª divisão do Campeonato Paulista em 1969 e o vice-campeonato do Paulistão logo no ano seguinte, quando o São Paulo acabou campeão.
Seus gols e sua facilidade pra bater na bola chamavam muito a atenção e até hoje, Dicá é insuperável no hall dos ídolos do clube campineiro.

DICÁ - MAIOR ÍDOLO DA HISTÓRIA DA PONTE PRETA!


2) Carlos

Se Dicá não chegou a seleção brasileira, Carlos chegou, e como chegou! 
Disputou 3 Copas do Mundo (1978 e 1982) sendo que foi o titular em 1986, infelizmente tendo reais chances de ser campeão do mundo nas três, principalmente no lendário time de 1982, mas não conseguindo.
Mas fora a infelicidade de não conquistar uma Copa do Mundo com a camisa da Seleção, na Ponte Preta, Carlos é considero o melhor goleiro que já vestiu a camisa alvinegra, mesmo não conquistando também nenhum título com o clube que o projetou para o futebol brasileiro e europeu.

CARLOS - GOLEIRO TITULAR DA SELEÇÃO NA COPA DO MUNDO DE 1986!



3) Oscar

Um dos zagueiros lendários do futebol brasileiro, que tinha uma facilidade gigantesca para desfazer o ataque adversário. Seja com uma jogada clássica, ou com um chutão para onde o nariz estava virado. Sério, raçudo, mesmo não tendo muita categoria nos pés, conseguia ser um zagueiro seguro.
No Tricolor Paulista, formou com Daryo Pereira a melhor zaga da história do clube, mas foi com a camisa da Macaca que Oscar despontou até para a Seleção.
Sua trajetória começou aos 18 anos, levado do Guarani para a Ponte, estreando no profissional e sendo convocado para a Seleção brasileira juvenil, campeã sul-americana em 1974, onde foi o destaque da competição, por não ter cometido uma falta sequer e chamou a atenção da imprensa paulista.
Com boas atuações, era cogitado nas grandes equipes de São Paulo, mas continuava na Macaca onde foi por duas vezes vice-campeão paulista (1977 e 1979), no meio disso, foi convocado pela primeira vez para a Seleção brasileira principal e foi tão bem, que foi convocado para a Copa do Mundo de 1978.
Sem sombra de dúvida, Oscar está no hall dos Grandes Zagueiros do Futebol Brasileiro, e é um dos maiores ídolos da história da Ponte Preta!

OSCAR - LENDÁRIO ZAGUEIRO DA PONTE PRETA!



4) Fábio Luciano

Um dos grandes zagueiros da história da Macaca, Fábio Luciano era conhecido pelo seu vigor, o que não significava violência. Revelado em 1996, aos 21 anos, chamou a atenção logo dos grandes clubes do Brasil, pela facilidade que tinha para desarmar as jogadas ofensivas dos adversários, além de subir ao ataque sempre que possível para fazer gols de cabeça, característica que o marcou durante toda a carreira.
Aos 25 anos, deixou o clube rumo ao Corinthians, onde conquistou muitos títulos e também tornou-se ídolo do clube alvinegro.

FÁBIO LUCIANO - ZAGUEIRO VIGOROSO REVELADO PELA MACACA!



5) Washington

O "Coração Valente" como era conhecido, brilhou em 2001 com a camisa da Ponte, sendo artilheiro na Copa do Brasil e na campanha do Paulistão.
Na competição mata-mata, pôs a Veterana numa inédita semifinal da competição, parando no Corinthians e infelizmente não chegando na final, mas os 12 gols marcados pelo centroavante na competição, o credenciaram a chegar na Seleção brasileira, treinada por Emerson Leão, que disputou a Copa das Confederações daquele ano. Mesmo não indo tão bem com a amarelinha, voltou bem para a disputa do Brasileirão daquele ano, marcando 18 gols e levando a Macaca a 6ª posição do Brasileirão. Foi vice-artilheiro na competição, ficando atrás do baixinho Romário.
Ao todo, foram 83 gols em 106 partidas com a camisa alvinegra, números que fazem de Washington, um dos maiores artilheiros da história do clube.


WASHINGTON - O "CORAÇÃO VALENTE" QUE BRILHOU EM 2001 NA VETERANA!



  • Grandes Esquadrões!!
Abaixo, postarei três grandes times que marcaram a história da Ponte!

PONTE PRETA - DÉCADA DE 1970 - 3 VEZES VICE-CAMPEÃ PAULISTA
(1970, 1977 e 1979)






PONTE PRETA - 1981 (VICE-CAMPEÃ PAULISTA E 3ª COLOCADA NO BRASILEIRÃO!)


PONTE PRETA - 2001
(SEMIFINALISTA DA COPA DO BRASIL e 6º COLOCADO NO BRASILEIRÃO!)



A Ponte Preta não conquistou grandes títulos, é verdade, mas revelou grandes jogadores para o futebol brasileiro e teve grandes equipes, que fizeram ótimas campanhas.
É inquestionável a sua tradição e sua importância principalmente para o futebol paulista, já que é a mais antiga equipe no Estado.

Que a Ponte alcance muitas glórias e títulos para enfim fazer jus a sua tão antiga tradição!

Encerro aqui mais esse especial, deixando o hino da Associação Atlética Ponte Preta! A Veterana Macaca de Campinas!




Uma imagem muito legal, a foto do estádio Moisés Lucarelli, o Majestoso, quando inaugurado, em 1948:

Estádio Moisés Lucarelli em 1948, tem esse nome em homenagem ao presidente do clube campineiro por muitos anos e idealizador do estádio!


Para encerrar, um vídeo de uma vitória da Ponte Preta por 2-0 sobre o ABC, no Brasileirão de 1977, com gols dos ídolos da Macaca, Dicá e Oscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário