Fala galera, salve salve!
Amanhã começa! Barclay's Premier League temporada 2014/2015. Após relembrarmos a última temporada no post de ontem, agora vamos falar do que pode acontecer nesse próximo campeonato.
Quem brigará pelo título? Quem são os favoritos para ficar no G4? Qual grande ficará de fora da próxima UEFA Champions League e, talvez, até mesmo da UEFA Europa League? Quem brigará para não cair?
Confira na nossa análise. Então, let's go baby!
ARSENAL
Arsenal Football Club
Fundação: 1886
Presidente: Sir Chips Keswick
Estádio: Emirates Stadium - Capacidade: 60.361
Treinador: Arsène Wenger
Alcunha: The Gunners
Principais Títulos: 13 Campeonatos Ingleses, 11 F.A CUP, 2 Copas da Liga Inglesa (1986-87, 1992-93), 13 Community Shield e 1 Recopa da Europa (1993-94).
Patrocinador: Fly Emirates
Material Esportivo: Puma
Campanha em 2013/14: 4º colocado
Time-base:
Diferente das últimas temporadas, o Arsenal investiu e pôs a mão no bolso! Trouxe peças importantes como o atacante chileno Aléxis Sánchez, que estava no Barcelona, além do lateral-direito francês Mathieu Debuchy que estava no Newcastle e do arqueiro colombiano David Ospina, que veio do Nice (FRA). Jogadores que foram destaques de suas seleções na Copa do Mundo.
Peças importantes como Santi Cazorla, Walcott e o goleiro polonês Szczesny viram opção para o decorrer da temporada, que será longa e desgastante, com as Copas inglesas e a UEFA Champions League, competição que o Arsenal apenas tem um vice-campeonato na temporada 2005-2006, aliás, falando em disputar título, os Gunners terminaram a última temporada com a conquista da FA CUP sobre o Hull City, e começou essa atual faturando a Community Shield, sobre o Manchester City, no último domingo, ambas em Wembley.
DESTAQUE: Aléxis Sánchez. Atacante chileno de 25 anos é veloz, habilidoso e pode fazer uma bela dupla com o alemão Özil. |
Mesmo com os reforços e o alívio de ter conquistado títulos após um longo tempo, resta saber se o time londrino terá pernas, fôlego e bola o suficiente para conquistar o título da Premier League, que não vem desde a temporada 2003-2004, o segundo maior jejum da história do clube desde o período entre 1970-71 / 1988-89. Superar a desconfiança, os fortes adversários que tanto o agrediram na última temporada e também, a si mesmo. Esse é o Arsenal, reforçado, mas ainda necessitado de impressionar.
Candidato a: Vaga na Champions
Candidato a: Vaga na Champions
Flash-back 2013/14: Arsenal 2-0 Liverpool - 10ª Rodada
ASTON VILLA
Aston Villa Football Club
Fundação: 1874
Presidente: Randy Lerner
Estádio: Villa Park - Capacidade: 43.300
Treinador: Paul Lambert
Alcunha: The Villans
Principais títulos: UEFA Champions League (1982), Supercopa da UEFA (1983), 7 Copas da Inglaterra, 7 Campeonatos Inglêses, 5 Copas da Liga Inglesa e 1 Community Shield (1981)
Patrocinador: Dafabet
Material esportivo: Macron
Campanha em 2013/14: 15º colocado
Time-base:
Permanecer na elite. Indubitavelmente, esse é o principal objetivo do Aston Villa para essa temporada. Depois de flertar seriamente com o descenso na última temporada, o time continua limitado e dependente dos gols do artilheiro belga Christian Benteke, que ainda sofre com a lesão que o tirou da última Copa do Mundo, um rompimento no tendão de aquiles.
Tal lesão, ainda afasta o jogador dos gramados e desfalcará o time de Birmingham no começo da temporada. Com isso, a responsabilidade fica com o austríaco Andreas Weimann, que foi um dos que se destacaram na última temporada.
Reforços até vieram, como o bom volante colombiano Carlos Sánchez e o lateral-esquerdo Aly Cissokho, que chega do Valencia. Além disso, o possante Gabriel Agbonlahor segue na equipe, o que pode ser um dos trunfos do técnico escocês Paul Lambert manter os Villans na Premier League.
Os Villans são muito tradicionais, a ponto de já terem conquistado uma UEFA Champions League na década de 80. Porém hoje, a realidade é bastante diferente dos tempos de outrora.
Candidato a: Figurante.
Flash-back 2013/14: Arsenal 1-3 Aston Villa - 1ª Rodada.
BURNLEY
EVERTON
LEICESTER CITY
DESTAQUE: Christian Benteke Atacante belga de 23 anos é forte fisicamente e tem faro de gol apuradíssimo! |
Reforços até vieram, como o bom volante colombiano Carlos Sánchez e o lateral-esquerdo Aly Cissokho, que chega do Valencia. Além disso, o possante Gabriel Agbonlahor segue na equipe, o que pode ser um dos trunfos do técnico escocês Paul Lambert manter os Villans na Premier League.
Os Villans são muito tradicionais, a ponto de já terem conquistado uma UEFA Champions League na década de 80. Porém hoje, a realidade é bastante diferente dos tempos de outrora.
Candidato a: Figurante.
Flash-back 2013/14: Arsenal 1-3 Aston Villa - 1ª Rodada.
BURNLEY
Burnley Football Club
Fundação: 1882
Presidente: Barry Kilby
Estádio: Turf Moor - Capacidade: 22.546
Treinador: Sean Dyche
Alcunha: The Clarets
Principais títulos: 1 FA CUP (1914) e 2 Campeonatos inglês (1920/21 e 1959/60)
Patrocinador: Fun88
Material esportivo: Puma
Campanha em 2013: Vice-campeão da Championship.
Time-base:
Depois de ter sido rebaixado em 2009, o Burnley está de volta à Premier League, mas sem grandes aspirações além de permanecer na elite por mais uma temporada. Seus destaques são bem modestos, como o jovem atacante inglês Danny Ings, autor de 22 gols na Championship da última temporada, e seu companheiro de ataque Sam Vokes, galês de 24 anos, que é uma excelente opção no jogo aéreo e que marcou 20 gols na competição que deu o acesso para os Clarets.
Longe dos altos investimentos e das milionárias contratações, o Burnley tentará usar o fator casa para manter-se na primeira divisão. O acanhado Turf Moor tem capacidade inferior a 30.000 torcedores, o que pode ser um fator decisivo se a torcida participar e empurrar o time da casa. Caso contrário, será difícil ver esperanças para o bicampeão inglês continuar na primeira divisão na próxima temporada.
Candidato a: Rebaixamento
DESTAQUE: Danny Ings. Atacante inglês de 22 anos é veloz e artilheiro. Principal aposta do Burnley para permanecer na elite! |
CHELSEA
Chelsea Football Club
Fundação: 1905
Presidente: Roman Abramovich
Estádio: Stamford Bridge
Treinador: José Mourinho
Alcunha: The Blues
Principais títulos: 1 UEFA Champions League (2011/12), 1 UEFA Europa League (2012/13), 2 Recopas da Europa (1970/71 e 1997/98), 1 Supercopa da UEFA (1998), 4 Campeonatos Ingleses (1954/55, 2004/05, 2005/06 e 2009/10), 7 FA CUP, 4 Copas da Liga Inglesa e 4 Community Shield (1955, 2000, 2005 e 2009).
Patrocinador: Samsung
Material esportivo: Adidas
Campanha em 2013: 3º colocado
Time-base:
Os pontos perdidos de forma boba para times mais fracos, fez o Chelsea ficar a 5 pontos do título. Mesmo com vitórias sobre os times mais fortes, os tropeços em casa fizeram os Blues contentarem-se apenas com o terceiro lugar, algo muito pouco para quem tem no comando, o português José Mourinho.
Para essa temporada, o Chelsea mudou. Perdeu David Luiz, Lampard, Demba Ba, Samuel Eto'o e Ashley Cole. Porém, trouxe Fábregas, Filipe Luís, Diego Costa e o ídolo Didier Drogba. Motivo? O que busca? Solucionar os problemas que impediram o clube de ir mais longe, parando na semifinal da UEFA Champions League e ficando até próximo do título inglês. Faltou perna, faltou time, faltaram gols.
O sistema ofensivo foi bastante criticado pelo técnico luso, que agora conta com o ídolo marfinense, além do artilheiro brasileiro/espanhol Diego Costa, que fez uma Copa do Mundo no mínimo, lastimável, como toda a seleção espanhola. Como opção, Mou conta com os brasileiros Oscar e Ramires, o habilidoso egípcio Mohamed Salah, o espanhol Fernando Torres que ainda continua em Stamford Bridge, o sérvio Ivanovic e o goleiro Petr Cech, que brigará pela posição de titular com o jovem belga Thibaut Courtois.
Ou seja, o Chelsea tem um time forte, um elenco com boas e diferentes opções, além de ter um dos melhores técnicos do mundo. Dessa vez, os Blues não podem se contentar com o quase!
DESTAQUE: Diego Costa O atacante brasileiro/espanhol de 25 anos é um artilheiro nato. Pode solucionar o problema de gols que assolou os Blues na última temporada! |
Candidato a: Título
Flash-back 2013/14: Chelsea 6-0 Arsenal - 31ª rodada
CRYSTAL PALACE
Crystal Palace Football Club
Fundação: 1905
Presidente: Steve Parish
Estádio: Selhurst Park - Capacidade: 26.309
Treinador: -
Alcunha: The Eagles
Principais títulos: 2 Championships (1979 e 1994)
Patrocinador: Neteller
Material esportivo: Macron
Campanha em 2013: 11º colocado
Time-base:
Após a boa campanha feita na última temporada, terminando em 11º e escapando do rebaixamento, o Crystal Palace vive o caos próximo ao começo da temporada. O técnico galês Tony Pulis pediu demissão a dois dias do começo da temporada, após desavenças com o presidente da equipe, por reforços pedidos que não vieram.
Sem o bom treinador, o time perde muito. O fato de ter escapado do rebaixamento deve-se muito à Tony, que montou o time de maneira compacta e eficiente. Não a toa, terminou a última temporada como a 7ª melhor defesa da Premier League, na frente de Liverpool (50) e Tottenham (51), que terminaram a competição em 2º e 6º, respectivamente.
DESTAQUE: Jason Puncheon O meia inglês de 28 anos é habilidoso e foi o artilheiro do Palace na última temporada: 7 gols |
O ponto fraco é o ataque. Chamakh e Fraizer Campbell estão longe, bem longe de serem referências que inspirem confiança. De reforço, veio o zagueiro Bred Hangeland, que estava no rebaixado Fulham, porém acreditar que outro milagre acontecerá para salvar as Águias do descenso, é bastante improvável.
Candidato a: Rebaixamento
Flash-back 2013/14: Crystal Palace 3-3 Liverpool - 37ª Rodada
EVERTON
Everton Football Club
Fundação: 1878
Presidente: Bill Kenwright
Estádio: Goodison Park - Capacidade: 40.569
Treinador: Roberto Martínez
Alcunha: The Toffees
Principais títulos: 1 Recopa Européia (1984/85), 9 Campeonatos Ingleses, 5 FA CUP e 9 Community Shield.
Patrocinador: Chang Beer
Material esportivo: Umbro
Campanha em 2013/14: 5º colocado
Time-base:
Quase... Quase que o Everton foi para a UEFA Champions League, desbancando o Arsenal. Porém, a vaga na Liga Europa não pode diminuir o que foi a belíssima temporada dos azuis: Com Mirallas, Lukaku, Howard & Cia fazendo um campeonato de muita eficiência, terminando a frente de Tottenham e Manchester United, que por sua vez, decepcionaram.
DESTAQUE: Romelu Lukaku O jovem artilheiro belga foi contratado em definitivo pelos Toffees, que contam com ele para surpreender novamente! |
Na minha opinião, foi uma surpresa uma temporada tão sólida e positiva do time da terra dos Beatles, sem desmerecer sua história e/ou jogadores. Nessa temporada, os principais jogadores permaneceram e a possibilidade de repetir o 5º lugar, brigar com as equipes grandes e o principal rival, Liverpool é motivador e real. Claro que dependerá e muito das ótimas defesas do norte americano Tim Howard, que fez uma Copa do Mundo sensacional, e dos gols do belga Romelu Lukaku, contratado em definito pelos Toffees, mas isso não são detalhes tão pequenos de nós dois, são motivações e reforços. Triunfos de um Everton que pode brigar com e entre os grandes.
Candidato a: Liga Europa
Flash-back 2013/14: Newcastle 0-3 Everton - 29ª Rodada.
HULL CITY
Hull City Associaction Football Club
Fundação: 1904
Presidente: Assem Allam
Estádio: KC Stadium - Capacidade: 25.286
Treinador: Steve Bruce
Alcunha: The Tigers
Principais títulos: 3ª Divisão do futebol inglês (1965/66)
Patrocinador: Cach Converters
Material esportivo: Umbro
Campanha em 2013/14: 16º colocado
Time-base:
Até onde os tigres podem chegar? Simplesmente e unicamente brigar para não cair ou sonhar com um lugar no meio da tabela? O vice-campeonato na FA CUP da última temporada, perdendo a decisão para o Arsenal, de virada, fez com que o Hull terminasse bem, uma temporada que foi fraca, sem cor, sem gosto.
A equipe limitou-se a lutar para não cair, não empolgando em nenhum momento e isso, tende-se a repetir nessa temporada. Tudo bem que o bom egípcio Elmohamady e o atacante croata Jelavic são até bons jogadores, mas creio que não conseguirão levar o Hull ao algo a mais nessa temporada.
Surpresas acontecem, mas não acredito que os Tigres possam beber água a ponto de surpreender.
DESTAQUE: NIKICA JELAVIC O atacante croata que veio do Everton, tem 28 anos e sabe fazer gols! |
Candidato a: Rebaixamento
Flash-back 2013/14: Hull City 6-0 Fulham - 19ª Rodada
LEICESTER CITY
Leicester City Football Club
Fundação: 1884
Presidente: Vichai Raksriaksorn
Estádio: King Power Stadium - Capacidade: 32.500
Treinador: Nigel Pearson
Alcunha: The Foxes
Principais títulos: 7 Championships, 3 Copas da Liga Inglesa (1963/64, 1996/97, 1999/2000) e 1 Community Shield (1971).
Material esportivo: Puma
Campanha em 2013/14: Campeão da Championship
Time-base:
O Leicester City voltou à Premier League depois de 10 anos. A excelente campanha realizada na Championship, conquistando o acesso com seis rodadas de antecedência, e o título, com duas, faz com que nos perguntemos: "Será que teremos uma nova versão do Southampton?"
O time é sólido e isso é comprovado na qualidade de alguns de seus jogadores: Kasper Schmeichel, filho do lendário Peter Schmeichel, tem a sua chance de brilhar na elite e mostrar que é tão bom quanto o pai. O zagueiro jamaicano Wes Morgan é o capitão da equipe e bom nos desarmes e jogo aéreo, além do atacante Nugent, que balançou as redes 20 vezes na Championship, além de dar 12 assistências.
Porém, não são muitas as peças que possam garantir uma vida tranquila na Premier League, no meio dos gigantes e equipes traiçoeiras. O técnico Nigel Pearson aposta no coletivo, mas precisará ter paciência e sorte, para que a equipe não se desestabilize com as derrotas, após uma temporada com tantas vitórias.
Candidato a: Rebaixamento
MANCHESTER CITY
MANCHESTER UNITED
Flash-back 2013/14: Manchester United 4-0 Norwich - 36ª Rodada
NEWCASTLE
STOKE CITY
SUNDERLAND
SWANSEA
TOTTENHAM
WEST BROMWICH
E então, torcedores e fãs da Premier League. O que acharam do Guia para a próxima temporada, 2014/15? Vai começar a Premier League, que comece!
Pra você quem será o campeão? Quem ficará no G4? Quem vai para a Liga Europa e quem vai cair para a Championship?
O melhor campeonato nacional do mundo está começando, so let's go!
Porém, não são muitas as peças que possam garantir uma vida tranquila na Premier League, no meio dos gigantes e equipes traiçoeiras. O técnico Nigel Pearson aposta no coletivo, mas precisará ter paciência e sorte, para que a equipe não se desestabilize com as derrotas, após uma temporada com tantas vitórias.
DESTAQUE: Kasper Schmeichel O arqueiro alemão de 27 anos quer provar que herdou o talento do pai. |
Candidato a: Rebaixamento
LIVERPOOL
Liverpool Football Club
Fundação: 1892
Presidente: Tom Werner
Estádio: Anfield Road - Capacidade: 45.276
Treinador: Brendan Rodgers
Alcunha: Reds
Patrocinador: Standard Chartered
Material esportivo: Warrior Sports
Campanha em 2013: Vice-campeão
Time-base:
Existe vida sem Luis Suárez? O astro uruguaio teve a melhor temporada de sua carreira vestindo o manto vermelho de Liverpool e transferiu-se para o Barcelona no começo da janela de transferências, sem esquecer, de sua atuação canina na Copa do Mundo mordendo o zagueiro italiano Chiellini e pegando um gancho pesadíssimo de 4 meses sem poder exercer qualquer atitude ligada ao futebol, pena abrandada nessa semana que permite o canino treinar e disputar amistosos pela equipe catalã.
Foram 31 gols e 12 assistências de Luisito. Os Reds fizeram um campeonato espetacular na última temporada e muito deve-se à ele, e também ao sistema ofensivo da equipe, formado por Gerrard, Henderson, Phillipe Coutinho, Sterling e Sturridge, que permanecem para essa temporada, com o desfalque do astro, mas com o reforço de Lallana, Markovic e Lambert, para encorpar um elenco que também tem o retorno à Liga dos Campeões da UEFA.
DESTAQUE: Phillipe Coutinho O meia brasileiro de 22 anos é habilidoso, veloz, tem boa visão de jogo e finaliza bem. Essa temporada pode ser a da consagração de Coutinho nos Reds? |
Se o ataque funcionou muito bem na última temporada marcando 101 gols, a defesa foi um problema, com a inconstância e irregularidade de todo o sistema defensivo ao longo da temporada, algo que impediu o time de conquistar o título da competição. Para isso, o croata Lovren foi contratado para a zaga e o espanhol Alberto Moreno, para a lateral esquerda.
O time é jovem, envolvente e com um potencial muito bom. O técnico é muito competente, provando isso na última temporada. Resta saber se a pergunta inicial terá resposta positiva ou negativa ao fim das 38 rodadas.
Candidato a: Título
Flash-back 2013/14: Liverpool 3-2 Manchester City - 34ª Rodada
MANCHESTER CITY
Manchester City Football Club
Fundação: 1880
Presidente: Khaldoon Al Mubarak
Estádio: Etihad Stadium - Capacidade: 47.726
Treinador: Manuel Pellegrini
Alcunha: The Citizens
Principais títulos: 1 Recopa Européia (1969/70), 4 Campeonatos ingleses (1936/37, 1967/68, 2011/12 e 2013/14), 5 FA CUP, 3 Copas da Liga Inglesa e 4 Community Shield.
Patrocinador: Etihad Airways
Material esportivo: Nike
Campanha em 2013/14: CAMPEÃO
Time-base:
Atual campeão, ainda mais reforçado e com ambições continentais. Dessa forma, o Manchester City quer ir além do título nacional, quer agora o continental. Trazendo reforços pontuais e sendo observado de perto pela UEFA e o fair-play financeiro, os Citizens mantiveram a base vencedora da última temporada para conquistar o inédito bicampeonato nacional.
Embora os seus adversários principais também tenham se reforçado bem, gastando a rodo, o time azul de Manchester não traz só um time, traz um elenco recheado de opções, com qualidade suficiente para lidar com a longa e desgastante temporada doméstica e continental.
Chegaram o goleiro argentino Willy Caballero, ex-Málaga, o zagueiro francês Eliaquim Mangala, ex- Porto, o lateral-direito também francês Bacary Sagna, ex-Arsenal, o volante brasileiro Fernando, que também pertencia ao Porto, o meio-campista argentino Bruno Zuculini, ex-Racing e o ídolo do Chelsea e que chega emprestado do New York City, Frank Lampard. Elenco recheado e que ainda conta com as estrelas Sérgio Agüero, YAYA Touré, Vincent Kompany, Edin Dzeko, David Silva...
DESTAQUE: Yaya Touré O meio-campista marfinense de 31 anos foi o artilheiro da equipe na última temporada. Além disso é o capitão e literalmente o líder de uma equipe muito forte! |
Nessa temporada, ainda há a expectativa sobre o atacante montenegrino Stevan Jovetic, que chegou na temporada passada e não emplacou na equipe devido às lesões sofridas pelo jovem jogador. Agora, a expectativa é que ele comece a valer o investimento feito, graças as ótimas atuações com a camisa da Fiorentina.
O City vem pra ultrapassar o limite, e pode perfeitamente fazer isso!
Candidato a: Título
Flash-back 2013/14: Manchester City 6-3 Arsenal - 16ª Rodada
MANCHESTER UNITED
Manchester United Football Club
Fundação: 1878
Presidente: Joel Glazer
Estádio: Old Trafford - Capacidade: 75.731
Treinador: Louis Van Gaal
Alcunha: Red Devil's
Principais títulos: 1 Mundial de Clubes da FIFA (2008), 1 Copa Intercontinental (1999), 3 UEFA Champions League (1967/68, 1998/99 e 2007/08), 1 Supercopa da UEFA (1991), 1 Recopa da Europa (1990/91), 20 Campeonatos Ingleses, 11 FA CUP, 4 Copas da Liga Inglesa e 20 Community Shield.
Patrocínio: Chevrolet
Material esportivo: Nike
Campanha em 2013/14: 7º colocado
Time-base:
O Manchester United quer esquecer a última temporada, que foi catastrófica e a pior dos últimos 22 anos, quando pela última vez ficou fora de uma competição europeia. Não restou nem uma Liga Europa para os diabos vermelhos, que reformularam, ou melhor, estão reformulando muita coisa, para voltar ao caminho das vitórias após a aposentadoria do lendário Sir Alex Ferguson.
Para que essa reformulação seja feita da forma certa, Louis Van Gaal chega para substituir David Moyes, após o seu belo trabalho na Copa do Mundo treinando a seleção da Holanda, 3ª colocada no Mundial. Moyes, por sua vez, não pode aparecer nem pintado de ouro em Old Trafford...
Junto com o técnico holandês, chegaram os jovens Luke Shaw, lateral esquerdo inglês do Southampton, e o volante espanhol Ander Herrera, do Athletic Bilbao. Porém, os experientes Nemanja Vidic e Rio Ferdinand, pilares da defesa do United por muitos anos, foram para Internazionale e QPR respectivamente, deixando o clube com uma tremenda indecisão sobre quem formará a nova dupla de zaga daqui pra frente.
Fora isso, a dupla Rooney/Van Persie pode render ainda mais, depois da temporada das trevas. Resta saber se a má fase realmente acabou, ou se o United voltará a bater de frente com os principais times do campeonato.
DESTAQUE: Wayne Rooney O Shrek é raçudo, artilheiro e é a principal esperança dos Red Devil's para voltar aos bons tempos! |
Candidato a: Vaga na Liga dos Campeões da UEFA.
Flash-back 2013/14: Manchester United 4-0 Norwich - 36ª Rodada
NEWCASTLE
Newcastle United Football Club
Fundação: 1892
Presidente: Mike Ashley
Estádio: St. James Park - Capacidade: 52.404
Treinador: Alan Pardew
Alcunha: The Magpies
Principais títulos: 4 Campeonatos Ingleses (1904/05, 1906/07, 1908/09 e 1926/27), 6 FA CUP e 1 Community Shield (1909).
Patrocinador: Wonga.com
Material esportivo: Puma
Campanha em 2013/14: 10º colocado
Time-base:
Tranquilidade é a palavra da vez no St. James Park. Após perder o ótimo meio-campista Cabaye para o PSG, a equipe treinada por Alan Pardew teve que se refazer para escapar do rebaixamento e buscar uma posição tranquila, para terminar o campeonato longe da ameaça da Championship.
Conseguiu. Agora, resta saber se o Newcastle tem time para brigar lá em cima, ou se vai novamente ficar no meio da tabela, longe dos felizes e distante dos tristes. Boas contratações vieram para somar e muito com o clube. Para a lateral-direita no lugar de Debuchy que foi para o Arsenal, chegou o holandês Daryl Janmaat, vindo do Feyenoord. Para o meio de campo, chegaram o também holandês Siem de Jong, do Ajax, o inglês Jack Colback, que chegou do Sunderland e o francês Remy Cabella, que pertencia ao Montpellier.
Para o ataque, o francês Emmanuel Rivière chega do Monaco, disposto a auxiliar Papiss Cissé a fazer os gols que tanto serão necessários. Claro, sem esquecer que o mítico arqueiro Krul segue defendendo a meta do time alvinegro, após ficar imortalizado na história das Copas por entrar somente para pegar pênalti nas quartas de final contra a Costa Rica e classificar a Laranja Mecânica para a fase semifinal.
DESTAQUE: Siem de Jong O meia-atacante holandês que estava no Ajax, chega para ajudar na armação de jogadas, mas também costuma fazer os seus gols... |
Alan Pardew terá problemas para armar a equipe, mas o time não é todo fraco. Possui bons valores e se as novas contratações irem bem, o Newcastle pode incomodar nesse campeonato.
Candidato a: Vaga na Liga Europa.
Flash-back 2013/14: Newcastle 5-1 Stoke City - 18ª Rodada
QUEENS PARK RANGERS
Queens Park Rangers Football Club
Fundação: 1882
Presidente: Tony Fernandes
Estádio: Loftus Road - Capacidade: 18.439
Treinador: Harry Redknapp
Alcunha: The Hoops
Principais títulos: 1 Copa da Liga Inglesa (1967), 2 Championship (1982/83 e 2010/11)
Patrocinadores: Air Asia e ASR Holdings
Material esportivo: Nike
Campanha em 2013/14: Vencedor do playoff da Championship.
Time-base:
Após sofrer uma verdadeira angústia para voltar a Premier League, tendo que passar pelos playoffs para garantir o acesso, o QPR busca permanecer na elite e tem esse objetivo como principal para a temporada. Com destaque para a contratação do experiente zagueiro inglês Rio Ferdinand, ídolo do Manchester United, a equipe londrina chamou de volta o arqueiro da seleção brasileira na Copa do Mundo, Júlio César, que estava emprestado ao Toronto (CAN).
No time também estão velhos conhecidos dos torcedores que acompanham a Premier League: Jenas, Wright-Phillips, Green, Zamora, Barton, Dunne, Taarabt... Resta saber se a experiência que eles possuem da competição, será o bastante para salvar o QPR do descenso.
DESTAQUE: Rio Ferdinand O experiente zagueiro chega para ser o líder de uma equipe que tem como principal objetivo, permanecer na elite. |
Candidato a: Rebaixamento.
SOUTHAMPTON
Southampton Football Club
Fundação: 1885
Presidente: Ralph Krueger
Estádio: St. Mary's - Capacidade: 32.690
Treinador: Ronald Koeman
Alcunha: Saints
Principais títulos: 1 FA CUP (1976).
Patrocinador: Veho
Campanha em 2013/14: 8º colocado.
Time-base:
Depenaram as asas do Saints!
Após a temporada surpreendente que fez na última Premier League, apresentando ótimos valores individuais e um time muito bom de ver jogar, o Southampton perdeu a grande maioria das peças importantes que apresentou: Os zagueiros Calum Chambers e Dejan Lovren, o lateral-esquerdo Luke Shaw e os meia-atacantes Rickie Lambert e Adam Lallana, que reforçaram rivais da Terra da Rainha.
Porém, nem só de desmanche vivem os Saints! O bom goleiro Fraiser Forster foi contratado junto ao Celtic, além do técnico holandês Ronald Koeman, substituindo o argentino Mauricio Pochettino, que foi para o Tottenham. Mantiveram-se na equipe, o volante Schneiderlin e o atacante Jay Rodríguez, artilheiro da equipe no campeonato da temporada passada, com 15 gols.
DESTAQUE: Jay Rodriguez O camisa 9 dos Saints ficou para mais uma temporada, onde vai liderar uma reformulada equipe! |
Até onde pode chegar os Saints? Não acredito que corra riscos de rebaixamento, mas também não creio que possa fazer o barulho que fez na temporada 2013/14, pelas peças importantes que perdeu nessa janela de transferências.
Candidato a: Figurante
Flash-back 2013/14: Southampton 4-0 Newcastle - 32ª Rodada
STOKE CITY
Stoke City Football Club
Fundação: 1863
Presidente: Peter Coates
Estádio: Britannia Stadium - Capacidade: 28.383
Treinador: Mark Hughes
Alcunha: The Potters
Principais títulos: Copa da Liga Inglesa (1972)
Patrocinador: Bet 365
Material esportivo: Warrior Sports
Campanha em 2013/14: 9º colocado.
Time-base:
O Stoke City tem um time sólido que fez uma campanha tranquila na última temporada, terminando entre os 10 primeiros. Para reforçar, o atacante espanhol Bojan Krkic chega do Barcelona, após vários e vários empréstimos. Nos amistosos, a eterna promessa mostrou que pode enfim vingar no esporte bretão.
DESTAQUE: Bojan Krkic A eterna promessa catalã quer e pode provar no Stoke City, que tem toda a qualidade que diziam que ele tinha. |
Dessa forma, com alguns jogadores já conhecidos do público fiel da Premier League, como Peter Crouch, Begovic, Shawcross, Sidwell, Ireland e Odemwingie, podemos dizer que a equipe do sul da Inglaterra, pode repetir a tranquilidade na última temporada, sonhando com vôos mais altos.
Candidato a: Figurante
Flash-back 2013/14: Stoke City 3-2 Chelsea - 15ª Rodada
SUNDERLAND
Sunderland Associaction Football Club
Fundação: 1879
Presidente: Ellis Short
Estádio: Stadium of Light - Capacidade: 49.000
Treinador: Gustavo Poyet
Alcunha: The Black Cats
Principais títulos: 6 Campeonatos Ingleses, 2 FA CUP (1937 e 1973) e 1 Community Shield (1936).
Patrocinador: Invest in Africa
Material esportivo: Adidas
Campanha em 2013/14: 14º colocado.
Time-base:
Acredito que os gatos negros podem fazer uma campanha tranquila. Reforçaram-se de forma eficiente e pontual, como o goleiro romeno, ex-Manchester City, Costel Pantilimon, o meia espanhol, ex- Wigan, Jordi Gómez, o volante inglês, ex-Manchester City, Jack Rodwell e o bom zagueiro/lateral argentino Santiago Vergini, que chega proveniente do Estudiantes.
Após a heroica arrancada que tirou o time da zona de rebaixamento e colocou na 14ª posição, com resultados positivos sobre Chelsea, Everton e Manchester City na reta final do torneio, o técnico uruguaio tentará dar mais tranquilidade ao time, para não passar o susto da última temporada. Para isso, conta com jogadores que permaneceram da temporada passada, como o meio-campista sueco Larsson, o meia italiano Giaccherini e a experiente dupla de zaga, ex- Manchester United, John O'Shea e Wes Brown, além do ótimo atacante norte americano Jozy Altidore.
DESTAQUE: JOHN O'SHEA O veterano zagueiro irlandês é bom no jogo aéreo e tem experiência para dar a tranquilidade que faltou ao time na última temporada. |
Sem muitas ambições, os gatos só querem sossego, ao invés de arrepiarem o pelo com muitos sustos ao longo da temporada.
Candidato a: Figurante
Flash-back 2013/14: Chelsea 1-2 Sunderland - 35ª Rodada
SWANSEA
Swansea City Associaction Football Club
Fundação: 1912
Presidente: Huw Jenkins
Estádio: Liberty Stadium - Capacidade: 20.532
Treinador: Garry Monk
Alcunha: The Swans
Principais títulos: 1 Copa da Liga Inglesa (2012/13) e 10 Copas do País de Gales.
Patrocinador: Goldenway Group
Material esportivo: Adidas
Campanha em 2013/14: 12º colocado.
Time-base:
Diferente das últimas duas temporadas, o Swansea City não vem tão forte. Após demitir o técnico Michael Laudrup do cargo no decorrer da temporada passada, agora saíram os espanhóis Mitchu, para o Napoli, Pablo Hernández para o glorioso "Mundo Árabe", além do lateral-esquerdo galês Ben Davies e o goleiro Vorm, que foram para o Tottenham. Jogadores importantes que farão falta ao time do Liberty Stadium.
Entretanto, a permanência de Bony e a chegada de reforços importantes dão um ar de esperança e alegria para o torcedor. O arqueiro polonês Lukasz Fabianski chegou do Arsenal para substituir o holandês que foi para White Hart Lane. Para o setor ofensivo, chegaram o francês Bafetimbi Gomis, o islandês Gylfi Sigurdsson e o equatoriano Jefferson Monteiro, que chega do Monarcas Morelia.
DESTAQUE: Wilfried Bony O atacante marfinense torna-se a principal referência ofensiva da equipe, após a saída de Mitchu. |
Reforços cirúrgicos que encorpam a equipe, mas será que faltará ao Swansea o algo a mais? Mesmo sendo um time difícil de se enfrentar quando joga como mandante, resta saber como atuará como visitante, e mais ainda, como atuará contra as principais equipes do campeonato.
Candidato a: rebaixamento
Flash-back 2013/14: Swansea City 4-0 Sunderland - 8ª Rodada
TOTTENHAM
Tottenham Hotspur Football Club
Fundação: 1882
Presidente: Daniel Levy
Estádio: White Hart Lane - Capacidade: 36.320
Treinador: Mauricio Pochettino
Alcunha: The Spurs
Principais títulos: 2 Copas da UEFA (1971/72 e 1983/84), 1 Recopa da Europa (1962/63), 2 Campeonatos ingleses (1950/51 e 1960/61), 8 FA CUP, 4 Copas da Liga Inglesa e 7 Community Shield.
Patrocinador: HP
Material esportivo: Under Armour
Campanha em 2013/14: 7º colocado.
Time-base:
O Tottenham é um time esquisito. Promete, promete, promete e vive imitando os políticos brasileiros...
Após ser quase um saco de pancadas dos grandes na última temporada, a ordem agora é tranquilizar para voltar à UEFA Champions League e parar de decepcionar o torcedor.
No mercado de transferências, os Spurs utilizaram uma lista de compras modesta. Chegaram o lateral-esquerdo galês Ben Davies, que é muito promissor, junto com o goleiro holandês Michel Vorm, ambos do Swansea. Raparam fora da equipe londrina, o winger islandês Sigurdsson, para o Swansea, além do volante Livermore para o Hull City e o arqueiro brasileiro Gomes, que foi para o Watford.
A esperança de gols está em Emmanuel Adebayor, e o togolês artilheiro quer provar que ainda pode jogar em alto nível no futebol inglês, auxiliado pelo excelente meia dinamarquês Christian Eriksen, que ainda tem a companhia do brasileiro Paulinho e do argentino Erik Lamela no meio de campo. Este, que fez uma boa pré-temporada.
DESTAQUE: Christian Eriksen O talentoso meia dinamarquês é o cérebro da equipe londrina, que precisa apagar a péssima imagem da última temporada. |
O técnico argentino Mauricio Pochettino chega ao time após a excelente campanha realizada com o Southampton na última temporada. Porém, não será do dia para a noite que resolverá os problemas da equipe, precisará de paciência e tempo, para fazer com que os Spurs voltem à principal competição interclubes do mundo.
Candidato a: Vaga na Liga Europa.
Flash-back 2013/14: Manchester United 1-2 Tottenham - 20ª Rodada
WEST BROMWICH
West Bromwich Albion Football Club
Fundação: 1878
Presidente: Jeremy Peace
Estádio: The Hawthorns - Capacidade: 26.500
Treinador: Alan Irvine
Alcunha: The Baggies
Principais títulos: 1 Campeonato Inglês (1919-20), 2 Community Shield (1920 e 1954), 1 Copa da Liga Inglesa (1966) e 5 Copas da Inglaterra.
Patrocinador: Intuit Quickbooks
Material esportivo: Adidas
Campanha em 2013/14: 17º colocado.
Time-base:
E o West Brom conseguiu, na bacia das almas, escapar do rebaixamento, terminando três pontos acima do Norwich, primeira equipe rebaixada. Porém, as pretensões da equipe não devem ser tão positivas assim.
O técnico espanhol Pepe Mel deixou a equipe ao final da última temporada, sendo substituído pelo inexperiente Alan Irvine, que jamais treinou qualquer equipe na Premier League e que estava nas categorias de base do Everton. Junto à ele, chegaram como reforços, o atacante nigeriano Ideye Brown, os zagueiros Joleon Lescott (ex-Manchester City) e Jason Davidson, o lateral-esquerdo belga Sébastien Pocognoli, o lateral-direito costarriquenho Christian Gamboa, o defensor Andre Wisdom, emprestado pelo Liverpool, e o volante Chris Baird (ex-Fulham).
DESTAQUE: Ideye Brown O atacante nigeriano é a principal contratação da equipe para essa temporada. |
Deixaram a equipe, dentre outros jogadores, o zagueiro uruguaio Diego Lugano, que não deixará saudades por conta das poucas oportunidades que teve no time titular. Além dele, Reid, Ridgewell e Zoltan Gera também deixaram a equipe.
E como vocês sabem, o Anelka é do Galo! Alô, Kalil! Raja coração!
Mesmo com os reforços, o West Brom não mostra força para brigar, a não ser para não cair e essa deverá ser a tendência do time durante todo o campeonato.
Candidato a: Rebaixamento
Flash-back 2013/14: Manchester United 1-2 West Bromwich - 6ª Rodada
WEST HAM
West Ham United Football Club
Fundação: 1895
Estádio: Boleyn Ground - Capacidade: 35.303
Alcunha: The Hammers
Treinador: Sam Allardyce
Principais títulos: 1 Recopa da Europa (1965), 3 FA CUP (1964, 1975 e 1980) e 1 Community Shield (1964).
Patrocinador: Alpari
Material esportivo: Adidas
Campanha em 2013/14: 13º colocado
Time-base:
A fraca campanha na Premier League da última temporada e o descontentamento de torcida/diretoria com o futebol de má qualidade jogado pela equipe londrina, faz com que o West Ham inicie o campeonato entre as equipes que lutarão para não cair, a não ser que o contrário seja provado.
O modesto 14º lugar, quando flertou com o rebaixamento para a Championship, fez com que o time de Upton Park fosse as compras no mercado de transferências: Chegaram o meia-atacante argentino Mauro Zárate, ex-Vélez Sarsfield, o bom volante Kouyaté, ex-Anderlecht, o atacante equatoriano Enner Valencia chegou do Pachuca, enquanto o lateral-direito Jenkinson, chega por empréstimo do Arsenal.
DESTAQUE: Mauro Zárate O bom atacante argentino Mauro Zárate é a principal opção ofensiva do West Ham para essa temporada. |
O veterano Sam Allardyce vem sendo alvo de críticas, por conta da má qualidade do futebol apresentado. Porém, é simplesmente o futebol que os times treinados por "Big Sam" demonstraram ao longo de sua carreira. Tentar mudá-lo agora é inútil, por conta da velha história de cachorro velho não aprender novos truques.
Caso ele não dure muito, os Hammers precisam se mexer rápido, pois não será fácil manter-se na elite sem um planejamento que seja bom o suficiente para a temporada. Big Sam terá muito trabalho!
Candidato a: Rebaixamento
Flash-back 2013/14: Tottenham 0-3 West Ham - 7ª Rodada.
E então, torcedores e fãs da Premier League. O que acharam do Guia para a próxima temporada, 2014/15? Vai começar a Premier League, que comece!
Pra você quem será o campeão? Quem ficará no G4? Quem vai para a Liga Europa e quem vai cair para a Championship?
O melhor campeonato nacional do mundo está começando, so let's go!
Nenhum comentário:
Postar um comentário