Saudações rubro-negras!
Dessa forma, inicio o especial que sempre quis fazer, do time que sempre quis falar. Não nego o time que torço, principalmente por ter imparcial na maior parte das análises que faço nesse blog, ou em outros espaços.
Porém, falar do Flamengo é sempre motivo de orgulho, honra, alegria. Saber que irei falar do time que faz com que o meu coração, e o de milhões e milhões espalhados pelo Brasil e pelo mundo sejam acima de tudo, rubro-negro, onde nenhum sentimento ou amor existe igual.
Eu poderia falar de toda a maravilhosa e vitoriosa história rubro-negra, desde o seu primeiro título conquistado em 1912 até os dias atuais, mas seriam necessários vários e vários post's para poder descrever com exatidão tudo o que foi conquistado.
Só quem é Flamengo sabe o que significa torcer pelo melhor, sem se arrepender. Olhar a história recheada de títulos e ter o maior do mundo como apelido e como casa. Ora, convenhamos, qual outro time combina tanto com o Maracanã?
A simbiose entre torcida e time no Maraca é algo que emociona, empurra, motiva, transforma... Levanta poeira. Também desperta a ira dos rivais que vivem e morrem dizendo que não temos estádio... Pobres de espírito ao não perceberem que o Flamengo é grande demais para ser limitado a 30, 40, 50.000 lugares, já que nossa rotina é colocar essa quantidade no Estádio Jornalista Mário Filho.
Ah, Flamengo! Você já me fez chorar de alegria e tristeza. Ficar super feliz ou com muita raiva, mexestes com as minhas emoções de forma avassaladora, mas é como o teu hino diz: "Na regata, ele me mata, me maltrata, me arrebata de emoção no coração!"
Como esquecer de Dida, Rondinelli, Evaristo, Reyes, Carlinhos, Doval... Mozer, Leandro, Raul, Andrade, Adílio, Júlio César Uri Geller, Nunes, Zé Carlos, Zagallo, Júnior, ZICO... Petkovic, Adriano, Juan, Ronaldo Angelim, Obina, Renato Abreu, Sávio, Romário, Hernane...
Tantos e tantos outros que honraram o manto rubro-negro com orgulho, doando toda a alma. Confesso que por ser da nova geração, só lembro dos mais recentes e infelizmente não vi a genial geração de Zico, Júnior e Cia que pintaram a América e o mundo de vermelho e preto.
De todas as vitórias que vi do Flamengo, existem cinco que me emocionam muito e que gostaria de compartilhar com vocês:
1) COPA DO BRASIL 2006 - FINAL: Flamengo 2 x 0 Vasco
O primeiro título nacional que vi o Mengão conquistar. No ano da Copa do Mundo disputada na Alemanha, o Vasco vivia um momento melhor; Eliminaram o Fluminense nas semifinais e vinham embalados para a final, que só seria disputada após o Mundial.
Eliminamos a surpresa Ipatinga e esperamos aquele dia com ansiedade. Ele chegou e com um golaço inesquecível de Obina após escanteio cobrado por Renato Augusto, sem contar a cabeçada de Luizão após um cruzamento lindíssimo do ídolo Léo Moura, abrimos a decisão com a vantagem de 2-0, que com uma vitória por 1-0, com gol de Juan, confirmaria o bicampeonato da Copa do Brasil na história rubro-negra.
Nunca se esqueçam: Obina é melhor do que o Eto'o.
2) CAMPEONATO CARIOCA 2001 - Flamengo 3 x 1 Vasco
43' do segundo tempo. Esse minuto mágico que foi o número de Petkovic quando retornou ao Flamengo em 2009, foi um dos mais importantes na história do clube.
Ah, claro que o Flamengo conquistou vários e vários títulos, mas é impossível não lembrarmos onde estávamos quando o sérvio acertou essa cobrança de falta simplesmente linda, fazendo talvez, o gol de falta mais bonito da história do Maracanã.
Sendo que, antes desse gol, ele já havia dando uma assistência maravilhosa para Edílson marcar o segundo dele no jogo. Ah, esse jogo, essa final, esse golaço.
Só resta aos vascaínos, mais uma vez, serem vices de novo!
3) COPA MERCOSUL 1999: FINAL - Palmeiras 3 x 3 Flamengo
O último título internacional do Flamengo, conquistado há 15 anos atrás, contra um fortíssimo Palmeiras, em pleno Parque Antártica. O time que havia conquistado, no mesmo ano, a Taça Libertadores, era o franco favorito e o Mengão, treinado pelo ídolo Carlinhos, conquistou o título com um empate emocionante em 3-3, com o gol do título sendo do desconhecido Lê.
A Mercosul de 1999 é só mais um título que muitos dizem ser improvável e o Flamengo, de forma mágica e incompreensível, conquista.
Também vale a homenagem ao imortal Luciano do Valle.
4) COPA DO BRASIL 2013:
Flamengo 1-0 Cruzeiro
Flamengo 4-0 Botafogo
Flamengo 2-0 Atlético PR
A Copa do Brasil de 2013 foi tão marcante que não posso destacar apenas a final, ou a goleada sobre o Botafogo, ou o histórico gol de Elias contra o Cruzeiro. Destaquemos e relembremos todos os três, pois são partes fundamentais de um título inesquecível.
4.1) Oitavas de Final - Flamengo 1 x 0 Cruzeiro
Elias marcou o gol da improvável classificação contra o Cruzeiro na Copa do Brasil. |
Novamente aos 43' do segundo tempo, Rafinha enfiou uma bela bola para Paulinho disparara pelo flanco direito até a linha de fundo; O atacante que chegara do XV de Piracicaba sob enorme desconfiança mesmo após o bom Campeonato Paulista que havia feito, encontrou Elias livre, absolutamente só na grande área e cruzou rasteiro. Elias, com uma rara categoria, mandou a bola pro fundo da rede.
Inesquecível, mágico, emocionante. Foi a "remontada" em meio a crise, rumo ao TRI.
4.2) QUARTAS DE FINAL: Flamengo 4 x 0 Botafogo
Numa noite mágica, Hernane fez 3 gols e foi o principal nome na goleada sobre o Botafogo. |
O Botafogo estava no topo da tabela no Brasileirão e havia conquistado o título estadual de forma incontestável, sob a maestria do craque holandês Clareence Seedorf. Já o Flamengo, recém "abandonado" de forma covarde por Mano Menezes, contava com Jayme de Almeida, de forma interina, no comando técnico da equipe.
A fase não era boa e o rebaixamento ameaçava mais uma vez. Provável eliminação? Não, classificação improvável, com uma goleada maravilhosa para cima dos alvinegros que nem viram a cor da bola no Maracanã.
Hat-trick do Brocador, partidaça de Paulinho e aniversário do Léo Moura. Uma noite memorável!
4.3) FINAL: Flamengo 2 x 0 Atlético PR
Elias abriu o placar contra o CAP e começou a festa rubro-negra pelo TRI da Copa do Brasil! |
A final teve contexto de dramaticidade e emoção, contra o adversário que agravou uma crise que parecia inevitável, além de causar a demissão de Mano Menezes. Ah, claro. Talvez se esse cidadão não fosse medroso e covarde, Jayme, com sua coragem e simplicidade, não assumiria o cargo e mudaria a história daquele segundo semestre de 2013.
Os gols foram dos maiores heróis da conquista: Elias e Hernane, com participação decisiva e muito habilidosa de Paulinho, no primeiro gol.
Após o empate conquistado em Curitiba, foi vencer por 2-0 no Maraca e comemorar o TRI, o tão saboroso, recente e inesquecível TRI.
5) CAMPEONATO BRASILEIRO 2009 - HEXA - Flamengo 2 x 1 Grêmio
Ronaldo Angelim testou e saiu pra comemorar. O cearense foi o herói da tarde no Maracanã em 2009. |
A conquista do HEXA foi mágica ao extremo. Toda a trajetória improvável, a remontada com vitórias sobre Atlético MG, Palmeiras, São Paulo, Náutico, Coritiba, Corinthians, Santos, Fluminense...
Aquele time que fazia uma campanha horrível, mas depois se uniu com as chegadas de Petkovic no time titular, Andrade no comando técnico, afirmação de Zé Roberto, os gols do Imperador Adriano...
Vitórias inesquecíveis! Aquela virada sobre o São Paulo no Maracanã, com aquele pênalti cobrado com cavadinha do Pet, ou o gol olímpico no Mineirão contra o Galo. Inclusive, Petkovic foi decisivo demais nessa conquista em 2009, haja visto que os adversários sofreram com a sua categoria nos escanteios, faltas...
Contra o Grêmio, foi de virada, com gols de zagueiros que ainda não haviam sequer feito um golzinho no campeonato inteiro, para explodir o Maracanã.
Seja na terra, seja no mar, o orgulho em ser Flamengo é indescritível. Nesses 119 anos de história, impossível destacar um jogo, um gol.
Porém ZICO merece ser eternamente reverenciado por ser o ídolo maior de uma nação, e se ele não conquistou a Copa do Mundo em 1982 ou 1986, azar da Copa do Mundo, que não teve em seu hall de campeões, o maior ídolo rubro-negro.
119 vezes Flamengo,
Flamengo até morrer!
ZICO. Maior ídolo da nação rubro-negra! |
Belíssima homenagem, parabéns!
ResponderExcluir