segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Copa do Brasil 2014: Preview das Oitavas



Fala galera! Salve salve famintos por bola!

Vai começar a fase que traz mais emoção à competição mais democrática do futebol nacional: As oitavas de final da Copa do Brasil, quando as seis equipes que disputaram a Taça Libertadores da América entram no torneio, juntando-se aos outros dez melhores times das três primeiras fases da Copa do Brasil.


Por conta disso, o #AFB preparou um preview muito especial, analisando todos os confrontos das oitavas e, para nos ajudar a dissecar os oito duelos, chamei três feras para reforçar o nosso time:

Klauson Dutra (Comentarista da web-rádio Esquadrão Esportes)

Fábio Lázaro (Rede Continua e blogueiro do C11 - Palmeiras)

Adriano Garcia (Redator do blog Jovens Cronistas)

Além de Felipe Henriques, redator do Arroz com Feijão & Bola.

Antes de começar com as análises, veja como ficaram os confrontos:



Confrontos conferidos, agora é hora de partir pra cima das análises com a bola dominada. Partiu Preview!


ABC x VASCO

Campanha até as Oitavas:
ABC - 1ª Fase (Eliminou o Desportiva Ferroviária/ES)
2ª Fase (Eliminou o Atlético GO)
3ª Fase (Eliminou o Novo Hamburgo)*

Vasco da Gama - 1ª Fase (Eliminou o Resende)
2ª Fase (Eliminou o Treze/PB
3ª Fase (Eliminou a Ponte Preta)


Adriano Garcia: O Vasco vem numa crescente nos últimos jogos e entra sim como favorito, mas precisa ficar de olho, o ABC é um time perigoso e a distância entre as equipes não é tão grande quanto pode imaginar o torcedor do Vasco, e o torcedor que não acompanha os clubes Nordestinos.





Fábio Lázaro: Partida de Série B, na qual as duas equipes já se encontraram a duas rodadas atrás na Arena das Dunas (local da segunda partida) e o Vasco levou a melhor por 2 a 1.
Se for confirmado o acerto do time do Vaso em campo após as últimas partidas, o mesmo leva vantagem sobre o ABC. Não é uma sonora vantagem, mas também não é pouca coisa.
Vasco: Quartas de Final. ABC: Para por aí.



Klauson Dutra: Vasco e ABC não devem fazer uma grande exibição nos dois jogos. Devem fazer aquele típico jogo de serie B, mas de forma mais acelerada. O grande diferencial estará nas torcidas, daí tiro meu comentário a respeito deste confronto. O foco do Vasco é ser campeão da segunda divisão e, apesar de ter começado mal a competição, saltou na tabela e atualmente vem fazendo jogos medianos. Apesar de tudo, a torcida do vasco deve ser um diferencial e tanto, e ela pode levar a equipe para um lugar que nem Eurico Miranda, nas profundezas “de seu lar”, espera.
Quem passa? Vasco


Felipe Henriques: O Vasco é uma incógnita. Após chegar a final do Campeonato Carioca e ver o título escapando entre os dedos, faz uma campanha repleta de altos e baixos na Segundona, sem contar que não empolgou em nenhum confronto das três primeiras fases. Entretanto, a camisa é pesadíssima e a torcida pode realmente fazer diferença. Porém, o ABC não é nenhuma fava contada e pode muito bem aprontar com o Gigante da Colina.
Vasco: Quartas de final. ABC: Para por aí.

CRUZEIRO x SANTA RITA
Campanha até aqui:
Cruzeiro - Entrou nas Oitavas

Santa Rita - 1ª Fase (Eliminou o Guarani)
2ª Fase (Eliminou o Potiguar de Mossoró)
3ª Fase (Eliminou o Santa Cruz)

Adriano Garcia: O Cruzeiro hoje é o time mais empolgante do Brasil, compacto, que joga propondo o jogo à todo momento. Nessa eliminatória o Cruzeiro tem tudo pra passar o carro, apesar da boa surpresa que o time Alagoano tem sido na competição, com direito à eliminar o competitivo Santa Cruz, mas nas fases vindouras o Cruzeiro tem de abrir o olho, visto seu desempenho recente em competições de mata-mata.

Fábio Lázaro: Desde o ano de 2013 o Cruzeiro é clara e evidentemente a melhor equipe do futebol brasileiro. Ano passado foi campeão nacional com louvor, mas caiu nas Oitavas da Copa do Brasil com um gol de Elias para o Flamengo nos minutos finais. Já em 2014 a tabela ajudou o Cruzeiro que enfrentará o Santa Rita de Alagoas, equipe que caiu de para quedas nessa fase da Copa do Brasil por bater o Santa Cruz.
Esse é o duelo mais desnivelado dentre todos os oito e eu aposto a minha finança do mês no Cruzeiro.
Cruzeiro: FINAL. Santa Rita: Para por aí.

Klauson Dutra: Este jogo me lembra “Corinthians x Luverdense”, onde todos diziam que o timão iria passar fácil... Mas, não foi bem assim. A diferença do Luverdense para Santa Rita é enorme (comparando a equipe de Mato Grosso do ano passado com a equipe atual de Boca da Mata). Cruzeiro vai jogar conta um time que não tem calendário, como tinha o Luverdense, ano passado estava na serie C. Claro, quando uma equipe menor joga com uma maior, apesar de toda diferença, eles fazem de tudo para conquistar algo que parece inacreditável (por isso que amamos futebol). Mas, a obrigação está do lado do Cruzeiro, que, sem sombras de duvidas, tem o melhor elenco do brasileirão e deve vencer - apesar de eu crer em algumas surpresa nos dois jogos.
Quem passa? Cruzeiro

Felipe Henriques: O nivelamento do confronto é desigual. O atual campeão brasileiro enfrentando a principal surpresa da competição. Com a obrigação de vencer sendo totalmente da Raposa, pode surgir um peso que deixa a Santa Rita leve e sem pressão. Porém, com a qualidade que vem demonstrando desde o ano passado, não deve ser problemas para avançar.
Cruzeiro: FINAL. Santa Rita: Para por aí.


CEARÁ x BOTAFOGO
Campanha até aqui:

Ceará: 1ª Fase (Eliminou o Parnahyba)
2ª Fase (Eliminou a Chapecoense)
3ª Fase (Eliminou o Internacional)

Botafogo: Entrou nas Oitavas.

Adriano Garcia: O Ceará é um time fortíssimo, sobretudo no que diz respeito ao ataque, é o favorito na minha visão para esse confronto. E ao Fogo resta a superação, o time tem alguns bons nomes e um grande técnico, mas apesar do peso da camisa, o Ceará chega como favorito ao confronto, já chegava antes de bater o Inter, e agora chega mais credenciado ainda.

Fábio Lázaro: O Botafogo briga para não cair no Brasileirão, tem se alastrando um grave problema financeiro. A torcida vem se achegando mais a equipe no momento de dificuldade que o time de General Severiano se encontra, e isso pode ser fator fundamental para uma eventual classificação da estrela solitária.
Por outro lado o Ceará vem voando numa Série B que conta com o tradicional Vasco da Gama. Qualquer um que passar não será surpresa, mas ainda considero o Ceará superior dentro de campo, sendo assim o aponto como o favorito desse duelo.

Botafogo: Quartas de Final. Ceará: Quartas de Final



Klauson Dutra: A camisa do Botafogo pesa? Em dividas, sim. Na historia? Também. E do Ceara, a nível nacional, pesa? Dependendo do ponto de vista. No confronto entre o preto e branco, tá difícil encontrar o Branco pro Botafogo, o tom escuro neste momento é maior. Salários atrasados, dividas e mais dividas. Nada melhor que uma Copa do Brasil para a cor mudar? Sim. Este confronto é típico da frase “quem doar mais sangue, passa”. Não que o Ceará doe menos ou mais sangue, porém, pelo que vem vivendo o Fogão atualmente, dá para tudo ser revertido em dois jogos. Na teoria, Ceará passa, na pratica, da Botafogo.
Quem passa? Botafogo

Felipe Henriques: O Botafogo é um time grande, com uma história super vitoriosa e que vive uma das piores crises financeiras da sua história. Com um bom técnico e bons jogadores no elenco, além da torcida apoiando no Maraca, pode avançar de fase e até repetir o Flamengo de 2013. Porém, o Ceará vive um momento iluminado e quer confirmá-lo eliminando uma das equipes mais tradicionais do futebol brasileiro.
Ceará: Quartas de Final. Botafogo: Quartas de Final.


GRÊMIO x SANTOS
Campanha até aqui:
Grêmio: Entrou nas Oitavas.

Santos: 1ª Fase (Eliminou o Mixto)
2ª Fase (Eliminou o Princesa de Solimões)
3ª Fase (Eliminou o Londrina)


Adriano Garcia: Na minha visão é o jogo mais equilibrado da fase, eu creio que o Santos vem mais forte, pela mescla de experiência e jovens valores, pelo fato de ter Robinho desequilibrando, e ter um treinador que sabe fazer o time jogar. O Grêmio é um time forte, mas está em construção e não sei se no caminho certo com o treinador que tem. O Santos tem na minha visão (e muitos discordarão dela) um leve favoritismo nesse confronto.

Fábio Lázaro: O Grêmio é um time inconstante e que vem se reestruturando após a chegada de Felipão.Não possui nomes muito glamorosos, nem um futebol deveras atraente. Por outro lado o Santos segue uma cartilha econômica, vence em casa e perde fora e não consegue bater de frente com os times que hoje estão na ponta da tabela do Brasileirão.
Será o duelo mais nivelado dessa fase Oitavas de Final, na qual essas mesmas duas equipes também se enfrentaram no ano passado e o tricolor gaúcho levou a melhor. O Peixe leva ligeira vantagem em relação a seu elenco, porém a partida será bastante aberta, qualquer um que se classificar não será surpresa, mesmo assim aposto no Santos.
Santos: Semifinal. Grêmio: Semifinal

Klauson Dutra: Grêmio e Santos estão no meio da tabela do brasileirão. O tricolor passa por percalços, diferentemente do peixe, com volta de Robinho que, conseguiu ejetar, nem que seja por 40%, alegria e experiência na equipe. Dois times que prevalecem em casa, mas fora recuam. A longevidade do Osvaldo de Oliveira no comando do Santos pode ser um diferencial para partida, escalar aquele jogador que você conhece a mais tempo, fazer uma formação para fora de casa, implementando velocidade etc. Felipão conhece bem os ingredientes (instalações, localizações, presidente, funcionários antigo..), mas o que adianta conhecer os ingredientes se, na hora de cozinhar, a comida não sair boa? Então alguma coisa foi colocada errada, correto? São Poucos dias para treinar, para conhecer, para conviver com o elenco. Serão dois jogos truncados e faltosos.
Quem passa? Santos

Felipe Henriques: No confronto mais equilibrado das Oitavas, o Grêmio busca um título de expressão nacional, que não acontece desde 2001. Por isso, trouxe o tio Phil Scolari pro comando técnico, que é ídolo da torcida e conhece o Tricolor como poucos. Já o Peixe vive de altos e baixos, mas a melhora do time com a chegada de Robinho é notória, e sua experiência, na minha visão, pode ser algo positivo para uma boa campanha no torneio.
Grêmio: Quartas de Final. Santos: Semifinal


CORINTHIANS x BRAGANTINO
Campanha até aqui:

Corinthians: 1ª Fase (Eliminou o Bahia de Feira)
2ª Fase (Eliminou o Nacional/AM)
3ª Fase (Eliminou o Bahia)

Bragantino: 1ª Fase (Eliminou o Lajeadense)
2ª Fase (Eliminou o Plácido de Castro)
3ª Fase (Eliminou o São Paulo)


Adriano Garcia: O Corinthians evidentemente é o grande favorito nesse confronto. Porém o time tem um sério problema, de se apequenar diante dos times de menor expressão. Isso pode fazer com que o Braga tenha uma chance, mas o Corinthians tem tudo para se classificar e seguir forte rumo as fases finais da competição.

Fábio Lázaro: Outro duelo bastante desnivelado, não foi por que o Bragantino conseguiu reverter um resultado desfavorável diante o São Paulo no Morumbi que é o melhor time do mundo. É um time até bem organizado, mas não é páreo para o Corinthians. O time de Parque São Jorge ainda tem alguns aspectos para serem melhorados, porém é muito melhor que o time de Bragança Paulista.
Corinthians: Final. Bragantino: Para por aí.

Klauson Dutra: Assim como o América-RN, o Bragantino chegou de forma histórica nesta fase da Copa do Brasil. Por sorte ou incompetência do adversário (leia-se São Paulo). Corinthians vem em bom momento, mas são nesses típicos jogos (lembre-se do Luverdense), o time sempre escorrega e depois volta a jogar. É só não da sopa pro azar e jogar.
Quem Passa? Corinthians

Felipe Henriques: O Timão é o "favoritaço" nesse confronto, só não tem tanto favoritismo quanto o Cruzeiro diante do Santa Rita. Mesmo com o Bragantino aprontando pra cima do São Paulo e prometendo continuar com a farra, acredito que o Corinthians, mesmo tendo uma incontrolável paixão por complicar-se em jogos fáceis, avança e pode ir longe na competição.
Corinthians: Final. Bragantino: Para por aí.


PALMEIRAS x ATLÉTICO MG
Campanha até aqui:

Palmeiras: 1ª Fase (Eliminou o Vilhena)
2ª Fase (Eliminou o Sampaio Corrêa)
3ª Fase (Eliminou o Avaí)

Atlético MG: Entrou nas Oitavas.


Adriano Garcia: Sim, o Galo é favorito, mas o último confronto entre as equipes no Brasileiro mostra que a distância não é grande, Gareca se tiver paciência pode tirar grandes coisas do Palmeiras, enquanto Levir Culpi não consegue tirar tudo que poderia do Galo, o Palmeiras tem sim chances.

Fábio Lázaro: O Atlético/MG não está na sua melhor fase, perdeu Ronaldinho e Levir Culpi não é unanimidade nem dentre a diretoria, nem dentre os torcedores. Porém mesmo sem estar numa boa fase, o Atlético/MG está anos luz a frente da fase do Palmeiras.
A fase do time do Verdão é pífia assim como o elenco do clube, outro aspecto no qual o Atlético está na frente do Palmeiras.
O jogo decisivo será na Arena Independência, e como tudo mundo sabe: caiu no horto, ta morto. O Atlético é muito forte em casa e pode reverter até um eventual resultado negativo da ida com extrema facilidade.
Palmeiras: Oitavas de Final. Atlético/MG: Quartas de Final

Klauson Dutra: Gareca está careca. Monta e desmonta seu time como criança faz com seus brinquedos. A vida não tá fácil para ele, e logo no centenário do clube. A Copa do Brasil, por ser torneio curto, pode ser o grande alicerce para o verdão, mas trabalhar sob pressão é complicado. O Atlético é favorito na teoria. A torcida do galo também não está “nas nuvens” com as atuações do time, mas “do lado de cá” a pressão é menor. Jogo que deve ter tons de dramaticidade, muita adrenalina e claro, sem Valdívia.
Quem passa? Palmeiras

Felipe Henriques: O Galo está longe do que viveu em 2013, talvez no ano mais mágico de sua história com a conquista da Libertadores. Hoje, sem Ronaldinho, a perspectiva de brilhar é bem mais modesta, mas ainda com chances de conquistar o título da Copa do Brasil. Já o Verdão, no ano do seu centenário, quer alegrar-se com algum título, que não foi Estadual e não será do Brasileirão. Quem sabe, com a tradição palestrina, pode ser da Copa do Brasil.


AMÉRICA RN x ATLÉTICO PR
Campanha até aqui:

América/RN - 1ª Fase (Eliminou o Boavista)
2ª Fase (Eliminou o Náutico)
3ª Fase (Eliminou o Fluminense)

Atlético/PR: Entrou nas Oitavas.


Adriano Garcia: O Mecão é um time perigosíssimo, e sobretudo no setor ofensivo, mostrou isso ao Nense, sabendo se aproveitar da abertura de pernas do Tricolor Carioca, e não o considero favorito, mas creio que tem plenas condições sim de eliminar o CAP.

Fábio Lázaro: Independentemente de bater o Fluminense da forma que bateu e de não enfrentar uma equipe assim tão tradicional nas Oitavas, na minha opinião o América de Natal para por aqui na Copa do Brasil. O Atlético-PR também não é assim um grande clube em relação a elenco, mas com a chegada do técnico Doriva, a equipe vem fazendo boas partidas, principalmente com a dupla de ataque, Marcelo e Douglas Coutinho.
Atlético- PR: Semifinal. América- RN: Para por aí.

Klauson Dutra: Comparando todos os jogos da Copa do Brasil, esse disparado é o mais chato, porém pode ser o melhor. Digo isso porque nós brasileiros temos uma sina de não assistir jogos desse naipe, daí o que acontece? Três jogadores são expulsos, sai seis gols, erros de arbitragem... O América está embalado, venceu de forma histórica o Fluminense na terceira fase da competição, e com propriedade, moral, respeito e dignidade. O Atlético sempre sendo Atlético. Quando falamos: Agora vai, ele não vai, fica, para. Jogo chato mais que pode se tornar interessante, diante das circunstancias.
Quem Passa? América-RN

Felipe Henriques: O CAP tem bons jogadores, mas não se acerta desde que mandou Vágner Mancini embora, de forma totalmente imbecil e incompreensível, após ser vice-campeão na última edição do torneio. Mesmo assim, time por time, leva vantagem sobre o Mecão, que por sua vez está embalado e empolgado após eliminar o Fluminense no Maracanã de forma histórica. Tanta empolgação e a força ofensiva que demonstra na Segundona, pode fazer com que o time seja a zebra desta edição da Copa do Brasil.
América/RN: Quartas de Final. Atlético/PR: Para por aí.


FLAMENGO x CORITIBA
Campanha até aqui:
Flamengo: Entrou nas Oitavas

Coritiba: 1ª Fase (Eliminou o Cene)
2ª Fase (Eliminou o Caldense)
3ª Fase (Eliminou o Paysandu)


Adriano Garcia: O Coxa está uma tremenda bagunça, Luxa está tentando motivar o elenco e algumas peças estão chegando, apesar de Coxa ter Alex, eu vejo um leve favoritismo do Mengo nesse confronto.

Fábio Lázaro: As duas equipes brigam para não cair no Brasileirão. Já se enfrentaram uma vez no Campeonato Brasileiro com vitória simples do Flamengo em pleno Couto Pereira. O Flamengo parece ter saído do limbo ao vencer quatro partidas consecutivas e saído da Z4, porém é um time econômico e que joga pro gasto, principalmente após a chegada de Vanderlei Luxemburgo no comando do rubro negro.
Já o Coritiba é um time que mesmo sendo fraco tecnicamente, ainda consegue alguns feitos louváveis, como bater o Grêmio por 3 a 2 fora de casa ou conseguir atuar com uma dupla de ataque com Zé Love e Keirrison.
O duelo é teoricamente nivelado, mas o Flamengo está tecnicamente à frente. Por isso a minha aposta é no rubro negro da Gávea.
Flamengo: Quartas de Final. Coritiba: Para por aí.

Klauson Dutra: Também não devem fazem grandes exibições nos dois jogos. Fla embalado no Brasileirão, inclusive venceu o próprio Coxa fora de casa. A volta do retogrado e histórico Luxembrugo vem dado certo, percebemos uma equipe mais competitiva e tentando errar o menos possível. Coxa não vive bom momento e deve fazer de seu fator casa um diferencial, assim como Flamengo. Das três equipes cariocas nesta fase do Brasileirão, todas as torcidas faram diferencial, principalmente quando Fla, Bota e Vas jogaram em casa.
Quem passa? Flamengo

Felipe Henriques: O Flamengo vem numa crescente muito boa sob a batuta do "pofexô" Luxa, que encontrou um esquema certo pra fazer a equipe vencer e sair da confusão. Atual campeão, tem em Eduardo da Silva um novo xodó, com potencial para ser ídolo da torcida, que promete apoiar o time nos jogos dentro do Maraca, como fez ano passado na campanha até o TRI. Já o Coxa, que chegou nas finais de 2012 e 2011, quer ir longe novamente, muito embora, dependa unicamente da genialidade de Alex, que parece não ser o bastante para levar o time alviverde adiante.
Flamengo: Semifinal. Coritiba: Para por aí.

É ISSO GALERA!
Espero que tenham gostado do nosso Preview das Oitavas de Final da Copa do Brasil!

Agradeço ao Adriano, ao Klauson e ao Fábio pelas análises!

Nos sigam no Twitter :

#MaisAmorPorFavor
#ImGrooty

Nenhum comentário:

Postar um comentário