Salve salve galera!
Hoje foram sorteados os grupos da edição da UEFA Champions League 2014/15 em Mônaco. A maior competição interclubes do planeta, acompanhada com fé e amor por todos os amantes do futebol e que terá início no próximo dia 16 de Setembro.
Confira a análise dos grupos, com a qualidade AFB que você já conhece. Simbora!
Antes de começar, digo que acho os grupos A, D e F, os mais equilibrados, mas com o GRUPO E como o "Grupo da Morte", pois sem dúvida é o mais forte dentre as chaves.
Grupo muito equilibrado. O atual vice-campeão europeu quer novamente impressionar na principal competição do continente e pode fazer isso. Mesmo perdendo jogadores importantes como Diego Costa, Filipe Luís e Courtois, contratou bem para repor tais peças como, Mandzukic, Oblak e Guilherme Siqueira, além de manter o ótimo meio-campista Koke.
Já a Juventus ficou na primeira fase na última temporada e ainda ficou sem ir a final da UEFA Europa League, que foi em seu estádio. Para esquecer de vez a última temporada ruim, precisa fazer uma campanha segura e conta com os gols do argentino Carlos Tevez, preterido por Sabella na campanha do vice-campeonato de sua seleção na última Copa do Mundo. O jovem atacante espanhol Morata e o experiente lateral-esquerdo Evra chegaram, além da troca no comando técnico, com Antonio Conte indo para a Azzurra e o contestado Massimiliano Allegre assumindo a Vecchia Signora.
Resta saber se a alegria ficará apenas no sobrenome, ou fará parte do sentimento da torcida.
Finalizando, o Olympiacos que quase eliminou o Manchester United na fase Oitavas de Final da última temporada, busca ir mais longe. Mesmo perdendo o seu principal jogador, o costarriquenho Joel Campbell, que voltou para o Arsenal, o time grego ainda é muito difícil de ser batido em seus domínios, o barulhento Giorgios Karaiskakis; Já o Malmö, tentará fazer uso de seu fator casa para tentar surpreender. Tecnicamente é o mais fraco do grupo, mas como azarão tentará realizar a difícil missão de parar os poderosos Atlético e Juve.
Palpite AF&B: Classificados - 1º Atlético de Madrid, 2º Juventus. Vaga na Liga Europa: Olympiacos.
Chave onde encontra-se o atual campeão da Europa. Após conquistar a tão sonhada e desejada "La Décima", os merengues querem emplacar mais um título europeu e para isso, reforçaram mais ainda o fortíssimo time da temporada passada: O meio-campista alemão Toni Kroos, o meia colombiano James Rodríguez e o arqueiro costarriquenho Kaylor Navas chegaram e prometem repetir os galáticos da última década em Madrid. Porém, a saída de Ángel Di María para o Manchester United foi sentida pelos jogadores já no primeiro jogo sem o meia-atacante, pelo Campeonato Espanhol e, mesmo com a chegada de um dos principais craques e artilheiro da última Copa do Mundo pela seleção colombiana, resta saber: Até onde "Lá Décima" teve a influência de Ángel?
O principal rival é um tradicional time que retorna ao torneio: O Liverpool, que perdeu Luis Suárez para o Barcelona, mas manteve um time muito bom e ainda soube se reforçar, com o polêmico atacante italiano Mario Balotelli substituindo o canino uruguaio na referência ofensiva. Os Reds possuem um time ofensivo e leve, mas que apresentava problemas defensivos na última temporada, a ponto de custar um título que seria mágico e totalmente improvável, como já foi a vaga nessa edição da Champions. De qualquer modo, há 10 anos, o Liverpool conquistava a Europa de uma forma simplesmente épica.
Caso você não se lembre, ou não saiba de que forma foi, confira no vídeo abaixo:
Completando o grupo, temos o suíço Basel que mostrou nas últimas competições europeias que participou que não pode ser ignorado e pode sim, ser uma pedrinha chata no sapato dos grandes. Resta saber se haverá vida após a perda do egípcio Mohammed Salah, que foi para o Chelsea na última temporada. Mesmo com a classificação épica, os búlgaros do Ludogorets são zebras e entram como azarão no grupo. Mas a boa campanha na última Liga Europa, credencia a brigar pelo terceiro lugar do grupo com o adversário suíço.
Palpite AF&B: Classificados - 1º Real Madrid, 2º Liverpool. Vaga na Liga Europa: Ludogorets.
Lembra o Grupo C da última Copa do Mundo, quando havia um forte equilíbrio entre Colômbia, Costa do Marfim, Grécia e Japão, onde as seleções sul-americana e europeia acabaram ficando com a vaga nas Oitavas.
Nessa situação, vemos um Benfica que ganhou tudo dentro de seu país na última temporada, mas parou na "Maldição de Bela Guttmann" e perdeu a UEFA Europa League mais uma vez, dessa vez nos pênaltis para o Sevilla. Para chegar mais longe na Champions, contratou a revelação do Bahia, Anderson Talisca, que vem mostrando bom futebol na pré-temporada, e perdendo Oblak para o Atlético de Madrid, contratou Júlio César, arqueiro da Seleção Brasileira no último Mundial e que já conquistou uma UCL, pela Internazionale, onde vivia a melhor fase da carreira.
Já o Zenit começou muito bem a temporada, voando na Rússia e com o brasileiro Hulk marcando 7 gols em 9 jogos, além das 9 assistências. Se Hulk é destaque, o argentino Garay, ex-Benfica, foi contratado pela equipe de São Petersburgo para reforçar a defesa e isso já pode ser um diferencial, já que ambos estão no mesmo grupo e o defensor era um importante jogador dos atuais campeões portugueses.
Soma-se ao fato de sempre ser difícil encarar os russos em seus domínios, é possível acreditar que possam avançar da fase de grupos.
Já os alemães começaram a temporada vencendo o Borussia Dortmund na Bundesliga e despachando o Kopenhagen sem grandes dificuldades. Além da boa fase do atacante Kiessling, conta com o bom goleiro Leno e o jovem atacante sul coreano Son Heung-Min como destaques, e querem ir além do que foram na última temporada, quando caíram nas Oitavas de Final, sendo achincalhados pelo PSG.
Fechando o grupo, falemos dos franceses do Monaco que vivem o dilema se continuarão contando com o matador colombiano Radamel Falcao García depois de já perderem James para o Real. Caso ele continue, as chances de avançar existem. Caso ele vá para Real, Arsenal, Juventus... As chances ficam bem menores, mesmo com a equipe do Principado contando com o bom português João Moutinho.
Palpite AF&B: Classificados: 1º Zenit, 2º Benfica. Vaga na Liga Europa: Bayer Leverkusen.
Foi suado, mas o Arsenal garantiu vaga na fase de grupos. Correndo riscos desnecessários contra o Besiktas, os Gunners começam a fase de grupos com a expectativa de quais reforços chegarão, depois de Aléxis Sánchez, Chambers, Debuchy e Ospina. Falcao? Khedira? A promessa de Wenger era: Caso o Arsenal se qualificasse para a fase de grupos, o escorpião sairia do bolso.
Que o time precisa de reforços é fato. O tão sonhado título parece distante pela diferença do seu para os principais elencos da Europa, embora a principal questão do time londrino não seja a sua qualidade, e sim, se vale confiar no time que não consegue ter um bom ritmo durante toda a temporada.
Na última, tinha tudo para garantir o primeiro lugar da chave e acabou perdendo para um de seus adversários da chave: Borussia Dortmund. Resultado: Encarou o Bayern de Munique logo de cara nas Oitavas e foi eliminado.
Falando no BVB, Lewandowski foi para a presidência do Superior... NÃO, PERA! Assinou com o Bayern de Munique e deixou todo o protagonismo da equipe para o craque Marco Reus. Agora, os companheiros dele são Aubameyang, esse desde a última temporada, e o italiano Immobile, que disputou a última Copa do Mundo pela Azzurra. Klopp, um dos melhores técnicos do mundo, segue na equipe e todos já sabem que ele é capaz de tirar leite de pedra. A forma como quase eliminaram o Real Madrid, após perderem por 3-0 na partida de ida e serem amplamente dominados, mostra que o time aurinegro não pode ser desprezado, pois sabe reinventar-se.
A "terceira" força do grupo é o Galatasaray. Turco e com uma caldeirão que costuma chamar de casa, a equipe pode muito bem complicar para os dois times mais fortes do grupo. Haja visto, que eliminou a poderosa Juventus na fase de grupos, parando no Chelsea nas Oitavas, mas sem dar nenhum resíduo de tranquilidade para os Blues. Sem Drogba, mas com Sneijder e o técnico italiano Cesare Prandelli, o time dos brasileiros Felipe Melo e Alex Telles quer novamente deixar um grande pelo caminho e se o Arsenal não se reforçar mais e não tomar cuidado, pela experiência com turcos na fase de Playoffs, ele pode ser a vítima da vez.
Coitado do Anderlecht, que sempre é o saco de pancadas da Champions e nada me leva a crer que será diferente desta vez.
Palpite AF&B: Classificados - 1º Borussia Dortmund, 2º Arsenal. Vaga na Liga Europa: Galatasaray.
Como disse, é a chave mais forte dentre todas. O Bayern de Munique ainda é, claro, uma das mais fortes equipes da Europa. Com Neuer, Lahm, Schweinsteiger e Thomas Muller agora campeões do mundo e com os reforços pontuais de Xabi Alonso e Benatia, a moral segue lá no alto, mesmo com a acachapante eliminação para o Real Madrid, na semifinal e em plena Alianz Arena: Merengues 4-0.
A força da equipe bávara que conta também com os craques Ribéry e Robben, este que fez uma Copa do Mundo muito boa pela Holanda, agora tem o polonês Lewandowski como referência e, na pré-temporada, o centroavante já provou com belíssimos gols, que promete repetir no Bayern, o sucesso dos tempos de Borussia. Sem esquecer que o técnico ainda é Pep Guardiola. Ou seja, os bávaros vão longe e sim! Brigarão pelo título.
Os Citizens montaram um elenco forte para a disputa da longa temporada. Motivo: Ir mais longe na Champions e conquistar mais uma Premier League. Os reforços foram pontuais como o goleiro Caballero, o lateral-direito Sagna e o zagueiro Mangala. Além do volante brasileiro Fernando e o meio-campista inglês Frank Lampard, ídolo do Chelsea. Superar a campanha da última temporada quando pararam nas Oitavas, diante do Barcelona, é o principal desejo e quem sabe chegar às semifinais... Ou a final, ou ao título.
Yaya Touré, Kompany & Cia já mostraram muita força na liga nacional. Resta saber, se terão forças para competir de forma continental.
Mas, quem quer acabar com a festa dos ingleses e dos alemães são os russos do CSKA. O time dos brasileiros Vitinho e Mário Fernandes sonham com a surpresa, que não veio na última temporada quando também encarou City e Bayern. Se a força não é a mesma de outros anos, jogar em território russo sempre é complicado. Completando a chave, resta a simpática Roma, que volta à UEFA Champions League querendo incomodar os fortes adversários. Claro, sem esquecer de que é sempre uma honra ver Francesco Totti em ação.
Palpite AF&B: Classificados - 1º Bayern de Munique, 2º Manchester City. Vaga na Liga Europa: Roma.
Qualquer time que tenha o canino Luisito, Neymar Ousadia & Alegria e MESSI no ataque, é motivo de colocarmos tal entre os favoritos de qualquer competição. Só que a pergunta é: Será que Luis Enrique será capaz de conduzir a equipe catalã de volta às glórias? Alguns dizem que sim, outros dizem que não. Xavi continuou, mesmo não sendo titular absoluto e pode, com sua experiência, ajudar o ótimo croata Ivan Rakitic, que também reforça a equipe. O grupo é cascudo e tem armadilhas, mas ser eliminado na primeira fase é a última coisa que Iniesta & Cia querem. Se vão até o título, depende muito do que o mais novo trio sensação do time catalão fará nessa temporada.
O PSG quase eliminou o Barcelona há duas temporadas. 2-2 em Paris, 1-1 na Catalunha e eliminação pelos gols marcados fora. O time do super craque Ibrahimovic trouxe David Luiz para a zaga, e o transformou como o mais caro defensor da história. Além dele, Thiago Silva, Marquinhos, Maxwell, Thiago Motta e Lucas são os outros brasileiros da equipe francesa, que novamente parou nas Quartas de Final na última temporada, diante do Chelsea. Agora, o desejo de chegar a semifinal é mais do que uma ambição. O título? Bem mais do que um sonho, por tudo que é investido anualmente.
O tradicional Ajax, que já conquistou a Europa por quatro vezes, busca avançar de fase. Algo que por muito pouco não aconteceu na última temporada. Dizer que o time cansou de conquistar a Eredivisie seria até leviano, mas que o principal objetivo da temporada é fazer um bom papel no Continente, eliminando algum dos gigantes da chave, é resgatar os velhos tempos.
Fechando o grupo, chegamos ao APOEL "Querido", que há duas temporadas atrás chegou a eliminar o Lyon nas Oitavas e só parou nas Quartas de Final, diante do Real Madrid de Mourinho. Repetir o feito é complicado, mas nada impossível para quem já mostrou que não se intimida em desafiar os grandes.
Reveja:
Palpite AF&B: Classificados - 1º PSG, 2º Barcelona. Vaga na Liga Europa: APOEL.
José Mourinho certamente ajoelhou e agradeceu a Deus após o sorteio. O grupo é simples, sem grandes dificuldades e os Blues devem avançar para a próxima fase sem grandes sustos. Para essa temporada, The Special One busca dar ao Chelsea o título da Champions, que foi conquistado quando o português estava em Madrid. Por sua vez, ele faturou a competição no comando do Porto e da Internazionale.
Esse casamento de ideias e de ambições promete ser interessante. Diego Costa, Fábregas, Courtois e Filipe Luís chegaram para reforçar o elenco. Além deles, o ídolo Didier Drogba está de volta e para aumentar o delírio da torcida azul, Fernando Torres pode estar de mudança para o futebol italiano.
Soma-se a forma cada vez melhor do craque belga Hazard, e o Chelsea sem dúvidas, é um dos favoritos ao título.
Talvez, o adversário mais forte do Chelsea também seja azul. O Schalke 04 contratou o bom atacante alemão Sidney Sam para fazer companhia ao holandês Huntalaar. A promessa Draxler continuou em Gelsenkirchen e ele pode ser uma ótima arma para avançar de fase, junto com o peruano Farfán e o ganês Kevin Prince Boateng; Na última temporada, não tinha como encarar o Real Madrid e foi massacrado. Agora, tenta ir até às quartas, sem amarelar como sempre faz.
Outro que retorna á Champions é o Sporting. Após a bela temporada na Liga ZON Sagres da última temporada, contam com o retorno de Nani para tentar avançar de fase, mesmo sendo inferior ao time alemão. Já o Maribor, que eliminou o Celtic na fase preliminar, chegam como azarões e uma vaga na Liga Europa, já seria motivo de muita comemoração.
Palpite AF&B: Classificados - 1º Chelsea, 2º Schalke 04. Vaga na Liga Europa: Sporting.
No grupo tecnicamente mais fraco da UCL, o Porto reformulou-se após passar a última temporada sem nenhum título sequer e apenas em 3º na liga nacional. Para fazer uma temporada completamente diferente, bons jogadores chegaram como o argelino Brahimi, o holandês Martins Indi e o atacante espanhol Adrián, vice-campeão da última edição com o Atlético de Madrid. Ainda contando com o artilheiro Jackson Martínez, o Porto sequer pensa em ser eliminado na primeira fase. Busca uma boa campanha para que a reformulação seja positiva.
Sob clima de total tensão, o Shakhtar Donetsk chega mais enfraquecido do que nas últimas temporadas, onde prometia ser um bicho papão. Mesmo contando com os brasileiros Bernard, Douglas Costa, Wellington Nem, Alex Teixeira, dentre outros, o time ucraniano não poderá atuar em casa, já que o clima de guerra pelos conflitos entre a região separatista da Ucrânia que é dominada por russos e o próprio país, justamente atinge a região que fica a cidade de Donetsk, fazendo com que a equipe vá atuar em Lviv (+ de 1.000 km distante de Donetsk), além de morar na capital Kiev.
Já o BATE Borisov, é a equipe mais fraca do grupo, mas quer brigar pelo menos, por vaga na Liga Europa, como conseguiu na temporada 2012-13, num grupo que tinha o campeão Bayern, Valencia e Lille.
E aí? O que você espera dessa edição da UEFA Champions League? Quem são os seus favoritos? Quem serão os principais craques? Haverá surpresa?
Comente, curta, compartilhe! Aqui é Champions League, meu filho!
Me amarro nas equipes do leste europeu disputando a UCL, como o Ludogorets, o APOEL e o BATE. Torço muito para que eles vão longe e repitam o feito do APOEL em 2012... foi ÉPICO!
ResponderExcluir