Era uma partida "amistosa dentro de uma competição", já que mexicanos e japoneses estavam eliminados da próxima fase da Copa da Confederações.
O time da América do Norte venceu a equipe asiática em um jogo bem disputado, mas, que mostrou que ambas as equipes precisam melhorar até a Copa do Mundo (o México está jogando as eliminatórias da CONCACAF enquanto o Japão já garantiu presença aqui no Brasil em 2014.
O Japão, que teve apoio do público presente no Mineirão, partiu para cima, sempre com um toque de bola muito preciso enquanto os mexicanos, que pareciam meio assustados, atacavam em curtos contra-ataques.
A equipe japonesa apenas esbarrava na sua maior deficiência: a falta de um finalizador, já que Ryoichi Maeda, o centro-avante do time, num é dos jogadores mais técnicos ou preciso na finalização, é um jogador esforçado porém limitado.
Porém, coube a um atacante que joga de meio campo, Shinji Okazaki, marcar o primeiro gol da partida, mal anulado pelo arbitro: aos 8 minutos, em chute de Endo, o jogador do Stuttgart desviou levemente na bola.
O gol seria para "coroar" o bom início nipônico na partida.
O México aos poucos foi equilibrando o jogo mas ainda sofria com o trio ofensivo japonês formado por Honda-Kagawa-Okazaki que sempre levavam muito perigo em ótimas jogadas. Keisuke Honda furou, Kagawa foi "atrapalhado" pelo bom goleiro Ochoa e Okazaki tentava abrir espaço pelo lado esquerdo.
Eis que o "gigante do norte" acordou. Giovanni dos Santos, Chicharito e Guardado passaram a se apresentar mais para o jogo e, aos poucos, encurralar o time nipônico. Aos 39 minutos o meia do Valência recebeu ótimo cruzamento na área e, sozinho, carimbou a trave. E, zerada acabava a primeira etapa.
O México voltou muito mais ligado para segunda etapa. E logo no começo, tivemos com do "time das comidas apimentadas"...
Guardado cruzou da esquerda e Chicharito Hernandez cabeceou firme, contando com a saída errada do goleiro Kawashima, para fazer 1x0 a favor dos mexicanos.
Chicharito comemora o seu primeiro gol no jogo! |
Giovanni dos Santos, em ótima jogada pela direita, quase ampliou o placar se não fosse a boa intervenção do goleiro japonês.
O time nipônico ficou claramente perdido em campo e demorou a se encontrar. Kagawa fez boa jogada e deu passe para Maeda, bater de canhota para fora, assustando o goleiro Ochoa.
Eis que o treinador da seleção japonesa usou uma estratégia que jamais deu certo em sua atual equipe: sacar Maeda e por Yoshida, para ter 3 zagueiros, liberar os laterais e deixar Okazaki como centro-avante.
Aos 20 minutos veio o castigo pelo erro: após cobrança de escanteio, Mier desviou no primeiro pau e Chicharito marcou seu segundo gol no jogo, evidenciando a fragilidade defensiva do Japão, 2x0.
Chicharito fez o seu segundo gol no Mineirão, o terceiro na competição! |
O jogo então ficou lento, chato, com o time nipônico tentando apenas diminuir o marcador enquanto os mexicanos administravam a vitória.
Aos 40 minutos, em jogada pela direita, Kagawa cruzou e Okazaki, como um "9 típico" empurrou para o fundo das redes, diminuindo o marcador, 2x1.
Okazaki finaliza e fez o gol de honra dos Samurais! |
Ainda houve tempo para o atacante do Manchester United perder um pênalti, defendido pelo arqueiro japonês, que saltou de modo incrível para defender a cobrança.
No rebote, o atacante mexicano acertou o travessão, para colocar emoções finais no jogo.
Ambas as seleções terminaram suas participações com um "algo a mais" para provar na Copa das Confederações, os times tem aproximadamente 1 ano para evoluírem e repararem erros evidentes, além de se aprimorarem tecnicamente.
Por: andre_s41
Por: andre_s41
Nenhum comentário:
Postar um comentário